Porque as pessoas desenvolvem intolerância à lactose?
Índice
- Porque as pessoas desenvolvem intolerância à lactose?
- Como a intolerância à lactose pode se manifestar?
- Quando aparece a intolerância à lactose?
- É possível desenvolver intolerância à lactose na gravidez?
- É possível ter intolerância à lactose depois de adulto?
- Qual a causa da intolerância à lactose?
- Como é permitido comer intolerância à lactose?
- Qual a intolerância secundária à lactose?
- Como evitar a alergia à lactose?
Porque as pessoas desenvolvem intolerância à lactose?
Ocorre quando o intestino delgado não produz a quantidade suficiente da enzima responsável por digerir o leite (lactase). A lactase é responsável por transformar o açúcar em dois diferentes tipos dele: glicose e galactose, que são absorvidos na corrente sanguínea através do revestimento intestinal.
Como a intolerância à lactose pode se manifestar?
A presença de lactose no intestino grosso causa retenção de água (Fonte: Freepik) A intolerância à lactose pode gerar diversos incômodos. Os sintomas mais comuns são cólica, gases, diarreia, azia, dores de cabeça náusea, variando de intensidade dependendo do caso.
Quando aparece a intolerância à lactose?
Os indícios podem surgir a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando o intestino passa a diminuir a produção da lactase, provocando o consequente acúmulo do açúcar do leite por ali.
É possível desenvolver intolerância à lactose na gravidez?
Quando não se consegue produzir lactase suficiente, a lactose permanece no intestino. Isso torna a pessoa intolerante e causa problemas gastrointestinais. Mulheres grávidas podem sentir dor abdominal, inchaço, cólicas e gases após consumir os laticínios de maneira ainda mais intensa.
É possível ter intolerância à lactose depois de adulto?
Como vimos anteriormente, a intolerância pode surgir de diferentes formas, mas consiste basicamente na deficiência do nosso corpo em produzir a enzima lactase, e isso pode ocorrer, sim, em qualquer idade; do desmame à vida adulta.
Qual a causa da intolerância à lactose?
A intolerância à lactose é causada pela falta da enzima lactase. Os sintomas em crianças incluem diarreia e baixo ganho de peso, enquanto os sintomas em adultos incluem distensão abdominal e cólicas, diarreia, flatulência e náusea.
Como é permitido comer intolerância à lactose?
Intolerância à lactose: é permitido comer! A intolerância à lactose não é uma invenção deste século, e sim, um distúrbio digestivo que passou a ser reconhecido e socializado com mais propriedade. Entenda aqui o que é a intolerância à lactose, seus sintomas, causas e como é feito o diagnóstico.
Qual a intolerância secundária à lactose?
Intolerância secundária à lactose: Doenças intestinais, como doença celíaca e doença inflamatória intestinal, ou uma cirurgia ou lesão do intestino delgado também podem causar intolerância à lactose. Os níveis de lactase podem ser restaurados se o distúrbio subjacente for tratado, mas quando não são, o corpo pode permanecer intolerante.
Como evitar a alergia à lactose?
As pessoas com alergia a lactose precisam evitar todos os alimentos e bebidas que contenham leite ou outros produtos lácteos, já os intolerantes podem ser capazes de comer e beber pequenas quantidades. As quantidades costumam variar de pessoa para pessoa e as reações de intolerância à lactose não são fatais.