Qual ser vivo causador da cólera?
Qual ser vivo causador da cólera?
Causa. A cólera é causada por uma infecção no intestino provocada pela bactéria vibrio cholerae. A bactéria faz com que as células que revestem o intestino produzam uma grande quantidade de fluidos que causam diarreia e vômitos.
Não é um sintoma de cólera?
Quais são os sintomas da cólera? A maior parte das pessoas infectadas pela cólera não apresenta sintomas e, em muitos casos, nem percebe que contraiu a doença. No entanto, mesmo nesses casos, a pessoa pode transmitir a bactéria e infectar outras pessoas, que podem ter reações distintas.
Qual o nome da bactéria que causa a cólera?
A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139).
Como a cólera pode levar ao óbito?
Todavia, como a cólera é um quadro que pode levar ao óbito em poucas horas, o tratamento precisa ser iniciado antes mesmo de qualquer resultado laboratorial. A confirmação do diagnóstico, portanto, é mais importante do ponto de vista de vigilância epidemiológica do que para o tratamento do paciente.
Qual a causa da cólera?
A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado geralmente transmitida por meio de alimento ou água contaminados. Já houve muitos dos chamados “surtos de cólera” ao longo dos anos, mas o saneamento do esgoto e o tratamento da água em países industrializados reduziram drasticamente o número de casos da doença.
Como se manifesta a cólera?
A cólera pode ser benigna com cura espontânea, mas também pode ter evolução rápida, com o paciente indo a óbito em apenas 24 horas. Os sintomas se manifestam após 2 a 3 dias do contágio ou em somente algumas horas.
Como fazer o tratamento da cólera?
O tratamento da cólera se baseia fundamentalmente na reidratação do paciente. Em formas leves e moderadas da doença, a hidratação deve ser oral e combinada com soro. Já nas formas graves, deve-se realizar a reidratação venosa e manter o paciente hospitalizado por dois ou três dias.