O quê o espiritismo diz sobre os pretos velhos?

Índice

O quê o espiritismo diz sobre os pretos velhos?

O quê o espiritismo diz sobre os pretos velhos?

A identidade “preto-velho” é uma forma de manifestação, é um grau ou se preferir algo como uma “patente”. É também uma homenagem a tantos espíritos iluminados e missionários que encarnaram como escravos negros, apenas para orientar a nós outros que convivemos com eles naquele tempo.

Onde os pretos velhos atuam?

No plano espiritual, cuidam das crianças que desencarnaram antes de seus pais, e dos animais domésticos. Os Pretos-Velhos podem ser agrupados naqueles de Angola, Luanda, Guiné, Congo ou Aruanda. Não se trata de segmentação geográfica, mas fundamentos nos campos de atuação.

Como os pretos velhos morreram?

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

O que significa ver um Preto Velho?

A figura de um Preto Velho representa a paciência e a calma que todos sempre devemos ter para evoluir espiritualmente, essa é a sua principal mensagem. ... Essa é a sabedoria do Preto Velho, saber lapidar o que há de bom em cada um de nós.

O quê o Espiritismo fala sobre os índios?

A rigor, não há povo à face da terra que não creia na ação de espíritos desencarnados sobre o homem em trânsito pela Terra. ... Crendo na imortalidade da alma, no trovão e nos espíritos malignos que os atormentam, tenho que uma semente de religião brotaria neles, não obstante as trevas em que vivem.”

O que a doutrina espírita diz sobre a Umbanda?

A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é. A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também. Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também. A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.

Como chamar um Preto Velho?

Nomes comuns de Preto Velho na Umbanda

  1. Oxalá – Pai Joaquim de Aruanda: aquele que veio do céu;
  2. Oxóssi – Pai Antônio da Mata;
  3. Obaluaê – Pai Joaquim das Almas;
  4. Iansã – Pai Joaquim do Congo;
  5. Ogum – Pai Francisco D'Angola.

Quais as características do preto velho?

A entidade Preto Velho e suas características. O Preto Velho é considerado sábio, terno e paciente. Ele é conhecido por oferecer amor, fé, esperança. A partir de ensinamentos profundos, auxilia na busca do amor incondicional e na evolução espiritual. É capaz também de orientar sobre os melhores caminhos e ajudam a renovar energias.

Quais são os tratamentos do preto velho?

Sentado no chão ou em banquinhos, fumando cachimbo ou cigarros de palha, o Preto Velho utilizar ervas como a arruda, água fluidificada e baforadas para limpar ou harmonizar as vibrações de seus médiuns ou de consulentes. Receitam tratamentos caseiros, banhos de ervas, chás, entre outros, para os males do corpo e do espírito.

Qual a origem da palavra preto?

Existem também preconceitos e crendices relacionados com a cor preta, como por exemplo, que o gato preto é um sinal de azar. A palavra preto tem origem no termo em latim pressus, que remete para o ato da compressão.

Qual a função dos Pretos Velhos na Umbanda?

Para entender a função dos Pretos Velhos na Umbanda, é preciso entender que esses Seres de Luz são chamados por muitos nomes diferentes, sendo alguns deles: Preto, Preto Velho, Preto Veio, Preta Velha e Pretos Velhos. Independente do nome, o termo está relacionado com a linha de trabalho desempenhada por esses Espíritos de Luz.

Postagens relacionadas: