O que causa a pulpite?

O que causa a pulpite?
A pulpite consiste em uma inflamação dolorosa da polpa dentária, a parte mais interna do dente que contém os nervos e vasos sanguíneos, situada no interior do dente. (Consulte também Considerações gerais sobre distúrbios dentários). A cárie dentária é a causa mais frequente da pulpite, seguida dos traumatismos.
Quanto a dor como podemos diferenciar a pulpite irreversível fase inicial da pulpite irreversível fase final?
A dor que ocorre na pulpite aguda irreversível, a princípio, pode ser localizada, tornando-se, nos estágios mais avançados, difusa, irradiada e provocando dor reflexa à distância. A dor provocada torna-se contínua, persistente, lancinante, à medida que os períodos de remissão vão diminuindo.
Quais são os sintomas da gengivite?
Dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aparelhos mal encaixados ou mal limpas, como aparelhos e dentaduras, podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação. Também estão relacionados à gengivite o uso de medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais, além de metais pesados a exemplo do chumbo e do bismuto.
Como evitar a gengivite na boca?
Alimentos ricos em ômega-3, como peixes, nozes e linhaça, diminuem as substâncias inflamatórias ligadas ao transtorno. Mas de nada adianta comê-los se depois você não lavar a boca. O dentista constata a gengivite simplesmente olhando para a boca do indivíduo.
Quem sofre com gengivite e periodontite?
Alterações hormonais e doenças que abalam a imunidade estão entre eles. E um dado preocupante: oito em cada dez brasileiros sofrem com gengivite ou periodontite. Mesmo que a gengivite apareça por outros motivos, valorizar a higiene bucal é a regra número um para impedir seu desenvolvimento.
Como Prevenir a gengivite?
A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana, que pode evoluir para a periodontite, forma mais grave da doença. Veja como prevenir.