Como uma estrela vira Super Nova?

Índice

Como uma estrela vira Super Nova?

Como uma estrela vira Super Nova?

Para que ao acabar o hidrogênio a estrela se transforme em uma supernova, ela deve ter uma massa bem maior que o sol, por exemplo. Quando isso ocorre, ela começa a transformar o hélio em carbono através da fusão.

O que brilha mais uma galáxia ou a explosão de uma estrela em supernova?

O pico de luminosidade óptica de uma supernova pode ser comparável ao de uma galáxia inteira e demora várias semanas ou meses até desaparecer. As supernovas são mais enérgicas do que as novas.

Qual é o tipo de supernova?

O primeiro tipo de supernova acontece nos sistemas binários de estrelas. Estrelas binárias são duas estrelas que orbitam o mesmo ponto. Uma das estrelas, uma anã branca de carbono-oxigênio, rouba matéria de sua estrela companheira. Eventualmente, a anã branca acumula muita matéria.

Por que uma estrela pode ser formada?

Mais de uma estrela pode ser formada, dependendo da massa da nuvem inicial. Quando o objeto atinge o equilíbrio hidrostático, dizemos que ele é uma estrela da Sequencia Principal (SP). Se o objeto tem massa inicial menor do que 8% da massa do Sol, não chegará a queimar H em He e não se tornará uma estrela. Esse objeto recebe o nome de anã marrom.

Quais são as supernovas na Via Láctea?

Na Via Láctea, as supernovas são relativamente raras, com algumas incidências notáveis de supernovas históricas registradas já em 185 EC. Muitas supernovas anteriores foram provavelmente temas de conversa e preocupação entre as pessoas que as testemunharam.

Quanto tempo dura uma supernova?

Uma supernova dura de algumas semanas a meses e, durante esse período, pode liberar mais energia do que o Sol emitiria por 10 bilhões de anos. As supernovas são capazes de ofuscar as galáxias hospedeiras. Em uma galáxia do tamanho da Via Láctea, as supernovas ocorrem cerca de uma vez a cada cinquenta anos.

Postagens relacionadas: