Como fica a concordância na língua padrão escrita?

Índice

Como fica a concordância na língua padrão escrita?

Como fica a concordância na língua padrão escrita?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa.

Quais são os exemplos de concordância nominal?

Exemplos de concordância nominal 1 Oamigoverdadeiro; 2 Aamigaverdadeira; 3 Osamigosverdadeiros; 4 As amigas verdadeiras.

Quais são os exemplos de concordância verbal?

Exemplos de concordância verbal. Eu li; Ele leu; Nós lemos; Eles leram. Exemplos de concordância nominal. O vizinho novo; A vizinha nova; Os vizinhos novos;

Qual a concordância com a gramática?

1. (Mackenzie) Há uma concordância inaceitável de acordo com a gramática: I. Os brasileiros somos todos eternos sonhadores. II. Muito obrigadas! – disseram as moças. III. Sr. Deputado, V. Exa. Está enganada. IV. A pobre senhora ficou meio confusa. V. São muito estudiosos os alunos e as alunas deste curso. Alternativa c: apenas em III. 2.

Qual a concordância verbal entre o verbo e o verbo?

Concordância verbalé a concordância em número e pessoa entre o sujeito gramatical e o verbo. Concordância nominalé a concordância em gênero e número entre os diversos nomes da oração, ocorrendo principalmente entre o artigo, o substantivo e o adjetivo. Concordância em gênero indica a flexão em masculino e feminino.

Postagens relacionadas: