Como usar conjunção embora?
Índice
- Como usar conjunção embora?
- Como usar o ainda?
- Como usar a conjunção porquanto?
- Tem vírgula antes de embora?
- Quando usar a expressão muito embora?
- Qual a relação de embora?
- E ainda ou ainda é?
- Qual é a conjunção?
- Quais são as Conjunções finais?
- Quais são as Conjunções temporais?
- Qual a flexibilidade da conjunção?
Como usar conjunção embora?
embora
- conjunção Apesar de; ainda que; ainda: embora houvesse amor, separaram-se.
- advérbio Com a ideia de partida; adeus: sentiu-se mal e foi embora.
- interjeição Tanto faz; sem importância; não me interessa.
- substantivo masculino plural P.us. ...
- [Antigo] Em boa hora: aquela doença foi embora.
Como usar o ainda?
A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.
Como usar a conjunção porquanto?
Já a conjunção porquanto é explicativa, que introduz uma justificativa que já foi mencionada anteriormente.
Tem vírgula antes de embora?
Quando vem antes da oração principal, a oração iniciada por embora pede vírgula. Quando vem depois, esnoba o sinalzinho.
Quando usar a expressão muito embora?
A expressão muito embora, aplicada como locução conjuncional concessiva, foi registada em 1966 no vocabulário de Rebelo Gonçalves e presentemente confirmada no dicionário de Houaiss com o significado, por exemplo, de «se bem que», e a frase em estudo tem na realidade o sentido: «se bem que longe, estou perto».
Qual a relação de embora?
As orações adverbiais que exprimem concessão são chamadas concessivas. A conjunção mais empregada para expressar essa relação é "embora"; além dela, podem ser usadas a conjunção "conquanto" e as locuções "ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, apesar de que". Exemplos: Embora fizesse calor; levei agasalho.
E ainda ou ainda é?
advérbio Até este exato momento; até agora: o professor ainda não chegou. Naquele momento passado; até então: eu fui embora da festa, mas minha mãe ainda ficou por lá. Num instante recente; agora mesmo: ainda há pouco ouvi seus gritos.
Qual é a conjunção?
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. É uma classe gramatical invariável, ou seja, que não se flexiona (não se altera), classificando-se em coordenativa e subordinativa.
Quais são as Conjunções finais?
→ Conjunções finais: introduzem uma oração que expõe a finalidade, o objetivo de uma ação presente numa outra oração. Victor, faça a tarefa de casa para que a professora não chame a sua atenção. Escovo os dentes a fim de manter a saúde bucal.
Quais são as Conjunções temporais?
→ Conjunções temporais: iniciam uma oração que expressa circunstância de tempo. Quando fui à igreja, encontrei a Chiquinha. Antes que a noite surja, a roupa precisa secar. → Conjunções finais: introduzem uma oração que expõe a finalidade, o objetivo de uma ação presente numa outra oração.
Qual a flexibilidade da conjunção?
A conjunção embora tem uma flexibilidade, digamos assim, maior do que, por vezes, os manuais de gramática reconhecem ou apresentam. Na verdade, se ocorre maioritariamente com conjuntivo, construções em que surge seguida de gerúndio, de particípio, de adjectivo e, mesmo, de infinitivo são comuns e aceites pela norma.