Qual é o certo nós ou nos?

Índice

Qual é o certo nós ou nos?

Qual é o certo nós ou nos?

A forma correta de escrita da palavra é nós. A palavra nóis, embora muito usada como gíria e nas redes sociais, está errada, não devendo ser utilizada em contextos formais de comunicação. Nós é um pronome pessoal reto, indicativo da 1. ª pessoa do plural.

Como conjugar verbos com a gente?

Na hora de conjugar o verbo que acompanha o termo 'a gente', ele deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Ou seja, o mais correto é falar 'A gente vai' ou 'Nós vamos'. A conjugação para a locução é diferente do pronome 'nós', apesar de serem semelhantes semanticamente.

Qual a diferença entre gente e nós?

Por isso, a conjugação de verbos com a expressão “a gente” deve ser feita na terceira pessoa do singular, enquanto a conjugação com o pronome “nós” deve ser feita na primeira pessoa do plural. Por exemplo: Nós vamos viajar. A gente vai viajar.

Quais são as palavras que usamos para conjugar os verbos?

Exemplos de verbos auxiliares

  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

Como usar a gente e a gente?

Sim, elas são homófonas (palavras ou expressões diferentes cuja pronúncia é a mesma), mas semanticamente elas não possuem similaridades. Observe quando e como usar a gente, agente e há gente: ● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós.

Qual a diferença entre gente e nós?

● A gente: Trata-se de uma locução pronominal semanticamente equivalente ao pronome nós. Deve ser conjugada na terceira pessoa do singular e evitada na modalidade escrita (especialmente nos textos não literários ), já que está muito associada ao coloquialismo.

Quais são os exemplos de gente e “nós”?

Exemplos de “a gente” e “nós”: A gente foi lá no show ontem; Nós fomos lá no show ontem; A gente queria ir viajar, mas não conseguimos (aqui está na primeira pessoa do singular porque “a gente” tem o valor de mais de uma pessoa no discurso) economizar esse ano; Nós queríamos ir viajar, mas não conseguimos economizar esse ano;

Por que a gente e a gente são idênticas?

Apesar de serem semanticamente distintas, as expressões a gente, agente e há gente são foneticamente idênticas, o que pode gerar confusão na modalidade escrita.

Postagens relacionadas: