Para que serve a corrente interferencial?

Índice

Para que serve a corrente interferencial?

Para que serve a corrente interferencial?

A corrente interferencial é uma modalidade de eletroterapia bem conhecida da fisioterapia. ... Por permitir a aplicação de duas correntes ao mesmo tempo (o que gera a emissão de uma terceira corrente), a terapia é indicada para melhora da dor, cicatrização, reparo dos tecidos e contração muscular.

Qual a frequência da corrente interferencial?

A corrente interferencial vetorial (CIV) baseia-se em gerar uma interferência entre duas correntes sinoidais alternadas de média frequência (20 Hz) com amplitude modulada em baixa frequência ( Hz), conseguindo atingir tecidos mais profundos e tornando-se um meio de fim terapêutico.

Como aplicar corrente interferencial?

A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada. As correntes alternadas de média frequência (maior frequência e ausência de propriedades polares) são mais adequadas para tratar os tecidos profundos.

O que é uma corrente interferencial?

Pode-se denominar a corrente interferencial (CI) como um método de estimulação elétrica de corrente alternada de média frequência, que geralmente é utilizada para o alivio da dor1. Contudo, se aplica em outras condições clínicas, tais como reeducação muscular, fortalecimento e redução de edema.

Porque a corrente interferencial provoca analgesia?

os pulsos elétricos de alta frequência e baixa intensidade produzem efeito analgésico através da teoria das comportas da dor enquanto os de baixa frequência e alta intensidade estimulam a liberação de endorfina.

Qual a diferença entre TENS é corrente interferencial?

As correntes habitualmente utilizadas para analgesia são a TENS e a corrente interferencial. A TENS é uma corrente de baixa frequência (de Hz) com propriedades analgésicas. Os impulsos elétricos produzidos por ela estimulam as fibras mecanorreceptoras e reduzem a percepção dolorosa.

O que significa interferencial?

Significado de Interferencial adjetivo Que se refere a interferência. Etimologia (origem da palavra interferencial). Interferência + al.

O que é a Teoria da Comporta?

Pela teoria das comportas, estes interneurônios dependem da competição entre o estímulo nocivo e o proprioceptivo. Como a velocidade do estímulo proprioceptivo é maior, sua chegada no corno posterior irá ativar os interneu- rônios e facilitará a liberação de substâncias opioides e da GABA3,4.

Qual tipo de corrente do TENS?

TENS é uma técnica que utiliza correntes de baixa intensidade e baixa freqüência (100Hz) para provocar efeitos analgésicos de até 48 horas. Este efeito da TENS é obtido pela sua ação no bloqueio da despolarização do segundo neurônio de condução do estímulo da dor e pela liberação de endorfinas endógenas.

O que é corrente TENS e fés?

TENS e FES são aparelhos de eletroestimulação transcutânea, o TENS é mais utilizado para analgesia, ou seja, eliminar as dores. Já a FES é aplicada para fortalecimento muscular.

Quais são os efeitos da Corrente Interferencial?

Os principais efeitos da corrente interferencial é a estimulação seletiva das fibras aferentes mielinizadas (analgesia) e a normalização do balanço neurovegetativo (relaxamento e melhora da circulação).

Qual a duração da Interferencial?

Enquanto em outras correntes, como a TENS, a duração da técnica vai de 30 a 40 minutos, a da interferencial é de 15 a 30 minutos. Segundo Filipe dos Anjos, fisioterapeuta e técnico da Casa da Estética, outra vantagem da corrente, além da economia de tempo, é a abrangência do tratamento no corpo.

Qual a frequência da terapia interferencial?

Na prática, a terapia interferencial é feita com duas frequências de correntes: 40 Hz (ajustada). A superposição de uma corrente sobre a outra se denomina interferência. A corrente interferencial pode ser aplicada através de dois ou quatro eletrodos, dependendo do tamanho da área a ser tratada.

Como funciona a terapia interferencial?

Desse modo, a estimulação contínua com uma corrente de frequência média, pode conduzir à inibição da reação ou a um bloqueio completo enquanto durar a estimulação. Na prática, a terapia interferencial é feita com duas frequências de correntes: 40 Hz (ajustada).

Postagens relacionadas: