Quando utilizar a reserva de contingência?

Índice

Quando utilizar a reserva de contingência?

Quando utilizar a reserva de contingência?

Dotação global não especificamente destinada a determinado órgão, unidade orçamentária, programa ou categoria econômica, cujos recursos serão utilizados para abertura de créditos adicionais.

O que é reserva de contingência na contabilidade?

Reserva para Contingência é uma conta patrimonial constante das demonstrações financeiras, localizada no patrimônio líquido da pessoa jurídica. De forma semelhante ao que ocorre com as demais reservas é a destinação de uma parte dos resultados correntes verificados na sociedade.

O que é reversão da reserva de contingência?

§ 2º A reserva será revertida no exercício em que deixarem de existir as razões que justificaram a sua constituição ou em que ocorrer a perda.

Como contabilizar Reserva de Contingência?

A conta é "reserva para contingência" e integrante do Patrimônio Líquido. Essa figura é prevista no art. 195 da Lei 6.404/76 e que pode ser aplicado também por outras sociedades. Como ela é formada com ´parcela do lucro, trata-se de "reserva de lucros".

O que é Reserva de Contingência em um projeto?

A Reserva de Contingência é aquele dinheiro para imprevistos, aquela reservinha para gastar nas reviravoltas que sabemos bem que projetos que movem investimentos podem ter. Em suma, a Reserva de Contingência é essencial para prever possíveis contratempos sem alterações substanciais de custos e de prazos de um projeto.

Como se calcula a Reserva de Contingência?

Uma maneira simples de calcular a reserva de contingência é determinar um percentual em relação ao orçamento (custo) e ao prazo total de uma fase ou do projeto como um todo. Esse percentual deve ser determinado baseando-se na sua análise qualitativa e quantitativa dos riscos.

Qual o objetivo da reserva para contingência?

Como o próprio nome diz, é uma reserva para uma contingência, ou seja, para um evento incerto no futuro. Constitui-se pela destinação dos lucros da companhia para formação de uma reserva que irá absorver perdas prováveis e estimáveis, como calamidades naturais ou greves.

Postagens relacionadas: