Como tomar a seiva de Jatobá?
Como tomar a seiva de Jatobá?
Uma colher de sopa, 10 a 15 minutos antes das refeições. Mas seiva de jatobá não é a mesma coisa que tintura ou extrato alcoólico da casca, não contém os mesmos nutrientes existentes na seiva. A seiva verdadeira tem cor de vinho e tem gosto de madeira, um pouco adocicado.
Para que serve a seiva de Jatobá?
A seiva, a casca, as folhas, as sementes e o fruto do jatobá são amplamente utilizados no tratamento de problemas de saúde, graças às suas propriedades expectorante, fortificante, hepatoprotetora, laxante, peitoral, tônica e vermífuga.
Qual os benefícios do vinho do jatobá?
O vinho de jatobá tem várias qualidades. "É bom pra próstata, gastrite, bactéria no estômago, cirrose, tosse, gripe. E também um tônico fortificante muito bom", explica.
Como tirar o vinho do pé de jatobá?
Para extrair a seiva, é necessário fazer um furo até chegar ao centro do caule do jatobá, a “veia”, como diz o dito popular, justamente onde corre a seiva da árvore e aguardar, logo começa a pingar o líquido escuro. Pronto, basta colocar um “caninho” para facilitar escorrer o vinho para um balde ou bacia.
Quais são os benefícios do Jatobá?
O jatobá é uma árvore que nos oferece diversos benefícios em termo de nutrição, prevenção e tratamento de doenças. Como vimos, seus frutos têm um alto valor nutricional, sendo fonte de importantes vitaminas e minerais. Já a casca da planta pode ser usada para fazer um chá com diversas aplicações.
Como consumir o fruto do Jatobá?
Para consumir o fruto, que é do tipo baga, é preciso quebrar sua dura casca. A polpa do fruto do jatobá tem textura farinácea e pode ser ingerida in natura ou servir como ingrediente para o preparo de geleias, pães e bolos (como farinha).
Como preparar o chá de Jatobá?
Para preparar o chá, utiliza-se 3 colheres de sopa de casca de jatobá para cada litro de água. Esse chá é empregado em algumas regiões para combater a gripe, bronquite, diarreias, verminoses, cólicas, infecções na bexiga, além de melhorar as funções digestivas. O modo de preparo é simples: primeiro, leva-se somente a água ao fogo.