Como funciona a saída PWM de um Arduino?

Índice

Como funciona a saída PWM de um Arduino?

Como funciona a saída PWM de um Arduino?

A função PWM do Arduino – analogWrite () Utiliza-se a função analogWrite() para determinar o tempo de um ciclo ativo em uma saída PWM. Assim, o tempo do ciclo ativo é controlado com um valor de , sendo 255 o máximo e sempre ativo.

Como controlar PWM em Arduino?

Portanto, a maneira mais simples para controle dessa técnica é a utilização da função analogWrite() que a plataforma Arduino possui dentro da sua IDE. Essa função pode ser utilizada para gerar um sinal PWM em que a frequência desses sinais, na maioria das vezes, está próxima de 490Hz.

Quais são os componentes que podemos conectar na saída PWM do Arduino?

Vout – tensão de saída em V; duty cycle – valor do ciclo ativo do PWM em %; Vcc – tensão de alimentação em V....PWM pode ser usada para diversas aplicações, como por exemplo:

  • controle de velocidade de motores;
  • variação da luminosidade de leds;
  • geração de sinais analógicos;
  • geração de sinais de áudio.

Para que serve sinal PWM?

PWM é a técnica usada para gerar sinais analógicos de um dispositivo digital como um Microcontrolador e ela é tão eficiente que hoje em dia quase todos os Microcontroladores modernos possuem hardware dedicado para a geração de sinais PWM.

O que é uma saída PWM?

PWM (Pulse Width Modulation) refere-se ao conceito de pulsar rapidamente um sinal digital em um condutor. ... Um dispositivo digital como um microcontrolador pode trabalhar com entradas e saídas que possuem apenas dois estados: ligado ou desligado.

Qual a tensão de saída de um sinal PWM?

Para um duty cycle de 50% a saída assumirá 50% do valor da tensão, 2,5 V e assim sucessivamente para cada variação no duty cycle. Portanto, para calcular o valor médio da tensão de saída de um sinal PWM pode-se utilizar a seguinte equação:

Como funciona a função PWM?

Assim, com a função PWM é possível efetuar o controle de velocidade ou posição de motores, intensidade de brilho de LEDs e controle de LEDs RGB, possibilitando até mesmo obter diferentes cores por meio das combinações possíveis.

Quais são as portas do Arduino?

O Arduino possui diversas portas PWM, isto é, portas com a funcionalidade de Pulse Width Modulation, capazes de variar a largura de pulso de um sinal digital.

Como calcular a potência de um sinal PWM?

Dessa forma, é possível estimar a potência média de um sinal em PWM. Portanto, o PWM é controlado variando a largura de um pulso para controlar o ciclo do sinal aplicado a uma carga, e consequentemente, sua potência. No Arduino, podemos encontrar algumas portas PWM, a quantidade delas depende do modelo do Arduino.

Postagens relacionadas: