Quando se usar acordes de diminuto?
Quando se usar acordes de diminuto?
Os acordes diminutos podem ser usados como acordes de passagem (por exemplo, C#° pode ser colocado entre um C e um Dm adjacentes numa melodia) ou como um substituto para um acorde dominante (A#° pode ser utilizado para substituir A7), entre outros usos.
Como montar acordes meio diminuto?
MONTANDO O ACORDE MEIO DIMINUTO Esse é acorde construído a partir de um intervalo de: 3ª menor, 5ª bemol e 7ª menor. O intervalo é o mesmo que uma distância. Por exemplo, de uma cidade a outra nós temos uma certa distância divida em quilômetros (km).
Para que servem os acordes?
Os acordes de Dominante são usados exatamente para criar um movimento de contraposição aos acordes de Tônica, como veremos mais adiante quando falarmos de cadências. O outro acorde que possui função de Dominante no campo harmônico é o acorde do quinto grau - no nosso exemplo, o de G (Sol maior):
Como usar os acordes relativos?
Se você montar o Campo Harmônico de Sol Maior (G) vai encontrar os acordes que fazem parte da tonalidade de G. Para encontrar o acorde relativo de G é só contar e encontrar o sexto grau do campo harmônico, que neste caso é o acorde de Em (mi menor). Voltando para a tonalidade de dó maior.
Como se forma o acorde diminuto?
São eles: C°, C#° e D°. Os demais acordes diminutos são consequência desses 3 acordes: C° = D#° = F#° = A° C#° = E° = G° = A#° D° = F° = G#° = B° Muito bem, já sabemos como se forma o acorde diminuto, então chegou a hora de analisá-lo do ponto de vista de funções harmônicas e aplicações gerais.
Como se repete um acorde diminuto?
Isso confere uma característica muito particular: esse acorde se repete a cada 1 tom e meio. Em outras palavras, se você montar um acorde diminuto no braço do violão, da guitarra, do teclado ou de qualquer instrumento e depois deslocar esse mesmo acorde 1 tom e meio para cima ou para baixo, o acorde continuará o mesmo!
Qual o grau diminuto do acorde?
Exemplo em Dó diminuto: Primeiro grau: C; Terceiro grau menor: Eb; Quinto grau diminuto: Gb; Sétimo grau diminuto: A (ou Bbb) Acorde resultante: Cº. O símbolo mais utilizado para o acorde diminuto é uma bolinha em cima da letra do acorde: C°. Mas alguns autores também utilizam a notação “dim“: Cdim. O intervalo diminuto
Quais são as consequências desses acordes diminutos?
Os demais acordes diminutos são consequência desses 3 acordes: Muito bem, já sabemos como se forma o acorde diminuto, então chegou a hora de analisá-lo do ponto de vista de funções harmônicas e aplicações gerais. Preparado? Então vamos nessa: