Qual a importância da colheita e do armazenamento de plantas medicinais?

Índice

Qual a importância da colheita e do armazenamento de plantas medicinais?

Qual a importância da colheita e do armazenamento de plantas medicinais?

A colheita e pós-colheita das plantas medicinais devem ocorrer cuidadosamente, para preservar ao máximo a integridade das partes colhidas, diminuindo, assim, a perda de princípios ativos. ... Para que se obtenham plantas medicinais de boa qualidade, alguns cuidados na colheita são de grande importância.

Para que serve o Mentrasto no organismo?

O mentrasto, também conhecido como catinga de bode e picão-roxo, é uma planta medicinal que possui propriedades anti-reumáticas, anti-inflamatórias e cicatrizantes, sendo muito eficaz no tratamento de dores articulares, principalmente relacionadas com a artrose.

Como fazer chá de boldo autor da própria saúde?

Modo de preparo Para fazer o chá, basta colocar as folhas picadas em água fervente e deixar repousar por cerca de 5 minutos. Em seguida, coar e beber pelo menso 2 xícaras por dia.

Qual a importância do armazenamento de plantas medicinais?

Após a secagem, as plantas medicinais devem ser armazenadas em embalagens que permitam adequada aeração. ... As plantas devem ser armazenadas inteiras, sendo realizada sua picagem ou moagem no momento do uso ou comercialização, para melhor conservação do aroma e do teor de princípios ativos.

Qual a importância da secagem de plantas medicinais?

A secagem das plantas medicinais permite conservação por um longo período. Até chegar ao uso das plantas medicinais, várias etapas são necessárias. Os cuidados começam no plantio e passam pela colheita e a secagem, antes de serem aproveitadas medicinalmente.

Como identificar o Mentrasto?

Características botânicas: Erva anual, ereta, pilosa e aromática, medindo até 1 metro de altura. Caule de cor arroxeado, piloso. Folhas opostas, ovais com bordas crenadas, longo-pecioladas, membranáceas, pubescentes, medindo de 3-9 cm de comprimento.

Como é a planta Mentrasto?

O Mentrasto — ou Ageratum conyzoides — é uma erva com até 1 metro de altura e muito aromática, que cresce de forma espontânea no Brasil e é muitas vezes vista como uma planta daninha. Pertencente à família Asteracea, ela possui outros nomes científicos como Ageratum hirsutum Lam., Ageratum mexicanum Sims.

Qual são os benefícios da erva baleeira?

Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.

Como fazer o chá de erva baleeira?

- Coloque as folhas em um recipiente de vidro, inox ou esmaltado. - Despeje água fervendo. - Tampe o recipiente e espere 10 minutos. - Coe e está pronto para beber.

Como é feita a seiva da árvore do Jatobá?

A seiva da árvore do jatobá, obtida de maneira semelhante ao látex, também possui propriedades curativas. Para extrair a substância, é feito um furo diretamente do tronco da árvore, de onde o líquido escorre. A seiva é indicada para o tratamento de distúrbios alimentares e problemas pulmonares.

Qual a melhor espécie de Jatobá?

No cerrado ocorre a espécie H. stigonocarpa, também conhecida como Jatobá. Com altura entre 15 e 20 m e tronco que chega a 1 m de diâmetro, suas folhas têm dois folíolos brilhantes de 6 a 14 cm de comprimento. O fruto jatobá é uma vagem indeiscente, bastante dura.

Por que o jatobá é bom para a saúde?

O fruto do jatobá é uma excelente fonte de vitamina C e minerais, como ferro, fósforo, potássio , magnésio e cálcio. Por sua composição nutricional, o jatobá oferece os seguintes benefícios à saúde. Fortalece o sistema imunológico.

Quais são as partes usadas no Jatobá?

As partes usadas do jatobá são as suas folhas, a casca e as suas sementes. Veja a seguir as maneiras de utilização da erva, além do chá: ► Como resina, é usada no tratamento de problemas no sangue e como fortificante. ► O vinho preparado com a casca de jatobá é tônico, fortificante, antioxidante e rejuvenescedor.

Postagens relacionadas: