Como administrar medicação em PICC?
Índice
- Como administrar medicação em PICC?
- Porque deve ser feita a heparinização do PICC?
- Qual a validade do curativo do acesso venoso central?
- Quem faz curativo do PICC?
- Como desobstruir um PICC line?
- Como Heparinizar acesso venoso central?
- O que é heparinização de cateter?
- Qual a finalidade do curativo de cateter venoso central?
- Como o PICC pode ser usado para tratar infecções graves?
- Qual o procedimento de implantação do PICC?
- Quem é o profissional qualificado para realização do PICC?
- Quais são as técnicas de curativos?
Como administrar medicação em PICC?
Antes de começar o procedimento, a pessoa é acomodada em uma maca, tendo que ficar com os braços esticados. Depois disso, é realizada uma antissepsia para limpar a pele e é aplicada a anestesia no local onde será inserido o cateter que, na maioria das vezes, é na região do antebraço não dominante, perto da dobra.
Porque deve ser feita a heparinização do PICC?
Com a utilização do PICC, o paciente tem menos exposição a múltiplas punções venosas e menor risco de infecção e intercorrência, quando comparado com a inserção de cateteres venosos centrais. Sendo assim deve ser a primeira escolha para pacientes com perspectiva de tratamento endovenoso por período prolongado.
Qual a validade do curativo do acesso venoso central?
O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas.
Quem faz curativo do PICC?
O Técnico de Enfermagem, treinado e supervisionado por um Enfermeiro habilitado poderá realizar a lavagem do PICC e a administração de medicamentos, conforme protocolo desenvolvido pela instituição.
Como desobstruir um PICC line?
Realizar infusão de solução salina a 0,9% com 0,5 mL para o RN sem extensor e 1 mL com extensor ao início e ao término da infusão de medicamentos, e também a cada turno de 6 horas sempre no início do plantão. Nos casos em que o PICC apresentar resistência ou refluxo sanguíneo, infundir de 3/3h.
Como Heparinizar acesso venoso central?
- Realizar a higienização das mãos;
- Separar o material necessário;
- Aspirar a solução fisiológica a 0,9% na seringa de 10 ml;
- Fazer a desinfeção da via com álcool swab;
- Aspirar o dispositivo para confirmar o fluxo do cateter;
O que é heparinização de cateter?
O que é Heparinização de cateter? ... Para desobstrução do cateter, deve-se fazer regularmente a heparinização de cateter, que consiste na aplicação de uma solução anticoagulante de SF 0,9% e heparina nos acessos venosos.
Qual a finalidade do curativo de cateter venoso central?
O curativo do acesso venoso central é uma maneira de proteger o sítio de inserção do cateter da colonização por bactérias. Atualmente, existem diferentes curativos no mercado, sendo que o de gaze e fita e o filme transparente de poliuretano são os mais utilizados.
Como o PICC pode ser usado para tratar infecções graves?
Tratamento de infecções graves: consiste na administração de antibióticos, antifúngicos ou antivirais pela veia; O PICC também pode ser usado para transfusão de sangue ou de plaquetas, desde que o médico autorize e que sejam realizados cuidados de enfermagem, como lavagem com soro fisiológico.
Qual o procedimento de implantação do PICC?
O PICC é um tipo de cateter que dura até 6 meses e é realizado em pessoas que fazem tratamento de longa duração, com medicamentos injetáveis, e que precisam coletar sangue várias vezes. O procedimento de implantação do PICC é feito sob anestesia local em um ambulatório e a pessoa pode ir para casa ao final do procedimento.
Quem é o profissional qualificado para realização do PICC?
Quem é o profissional qualificado para realização do PICC? PICC ( Cateter Central de Inserção Periférica ) é um procedimento médico, mas que pode ser realizado por enfermeiro devidamente capacitado. De acordo com a Resolução nº 258 de 12 de julho de 2001 é lícito ao enfermeiro a Inserção de Cateter Periférico Central.
Quais são as técnicas de curativos?
As técnicas de curativos são procedimentos assépticos que vão desde a irrigação com solução fisiológica até a cobertura específica que auxiliarão no processo de cicatrização. A enfermagem deve ser bastante criteriosa, quanto aos medicamentos nas lesões e nas técnicas de curativos corretas, sem contaminações, pois podem interferir de uma forma ...