Como é que a bússola é constituída?
Como é que a bússola é constituída?
As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente, e que orienta-se sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o ...
Qual é a bússola magnética?
Este artigo foi visualizado 54 187 vezes. A bússola magnética é uma ferramenta de navegação antiga, utilizada para indicar as quatro direções cardeais: norte, sul, leste e oeste. É composta de uma agulha magnetizada que se alinha com o campo magnético da terra para apontar o norte.
Como usar a bússola?
As instruções de como usar a bússola abaixo são somente para noções básicas, para quem ainda não está acostumado a utilizar o aparelho. Noções mais avançadas de navegação, serão abordadas em um outro artigo mais técnico e mais detalhado.
Como proteger a agulha magnetizada da bússola?
A agulha magnetizada irá se alinhar com o campo magnético da terra para apontar o norte ao sul. Se o vento atingir a bússola, ela poderá ter dificuldade em se alinhar do norte ao sul. Tente protegê-la do vento utilizando uma jarra ou tigela mais funda. Correntes também irão atrapalhar a direção da bússola.
Como posicionar a bússola corretamente?
Segure a bússola corretamente. Coloque bússola deitada sobre a palma da mão, que deve estar em frente ao peito. Esta é a postura adequada para a bússola. Se você está consultando um mapa, coloque-o numa superfície plana e a bússola sobre o mapa uma leitura mais precisa. Descubra para onde você está virado.