Qual a maneira correta de se escrever de repente?
Qual a maneira correta de se escrever de repente?
A forma de escrita correta é de repente. A palavra derrepente está errada. Nunca deverá ser escrita uma só palavra, mas sim duas palavras separadas, formando uma locução adverbial de modo ou tempo.
Quando é modo ou tempo?
Advérbios de modo: assim, bem, debalde, depressa, devagar, mal, melhor, pior e quase todos terminados em –mente: fielmente, levemente, etc.; ... Advérbios de tempo: agora, ainda, amanhã, anteontem, antes, breve, cedo, depois, então, hoje, já, jamais, logo, nunca, ontem, outrora, sempre, tarde, etc.
Que significa “de repente”?
De acordo com o dicionário Aulete, “de repente” significa subitamente, inesperadamente. A expressão, formada pela preposição “de” com o substantivo “repente”, é uma locução adverbial. Como a preposição é antecedente do substantivo, não há junção das palavras, mas uma conexão.
Qual a forma correta para escrever a palavra de repente?
A resposta para essa pergunta é muito simples: a forma correta para escrever a palavra é de repente, escrita separadamente. Portando, a palavra derrepente, escrita junta, é considerada gramaticalmente errada. A expressão de repente é uma locução adverbial e sua função é garantir características ao verbo que acompanha.
Qual a função da expressão de repente?
A expressão de repente é uma locução adverbial e sua função é garantir características ao verbo que acompanha. Ela é composta pela preposição de somada ao substantivo masculino repente. Nesse caso, é interessante notar que a preposição está antes do substantivo e, por isso, não há junção de palavras e sim a sua conexão.
Será que é derrepente ou de repente?
Afinal, é derrepente ou de repente? A resposta para essa pergunta é muito simples: a forma correta para escrever a palavra é de repente, escrita separadamente. Portando, a palavra derrepente, escrita junta, é considerada gramaticalmente errada.