O que é segregação e exsudação do concreto?

Índice

O que é segregação e exsudação do concreto?

O que é segregação e exsudação do concreto?

Exsudação, em engenharia de construção de estruturas de concreto ou similares, é o termo usado para designar o fenômeno migratório da água (subida da água) existente na composição para a superfície deste material, levando consigo uma nata de cimento. ...

O que é a segregação do concreto?

A segregação no concreto, também conhecida como bicheira ou ninho, ocorre quando acontecem falhas no preenchimento das formas, durante os processos de concretagem, são aqueles vazios que ficam entre os agregados graúdos nas estruturas de concreto.

O que é segregação do concreto fresco?

A segregação consiste no movimento das partículas grossas do concreto no sentido descendente da estrutura, causando uma separação dos agregados. ... Para evitar esses problemas no pavimento de concreto, deve-se utilizar relações baixas de água/cimento e evitar o excesso de vibração.

O que é o processo de exsudação?

Exsudação” é o termo usado na Enfermagem para identificar o fluido proveniente de uma ferida. É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele.

O que é lançamento pega e cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

O que acontece se não vibrar o concreto?

Vibrar o concreto de mais ou de menos também pode provocar vazios de concretagem. ... Já a falta de vibração em uma mistura que requer esse tipo de ação mecânica irá comprometer a homogeneidade do concreto e sua distribuição sobre as fôrmas.

Qual a importância da consistência na etapa de produção do concreto?

Um concreto com maior plasticidade evidencia que a consistência foi pensada de forma a obter maior trabalhabilidade e facilidade de moldagem. Ou seja, o concreto não apresentará um teor excessivo de materiais secos.

Quais são os aditivos para a mistura de concreto?

Logo após a mistura o concreto deve possuir plasticidade suficiente para as operações de manuseio, transporte e lançamento em formas, adquirindo coesão e resistência com o passar do tempo, devido às reações que se processam entre aglomerante e água. Em alguns casos são adicionados aditivos que modificam suas características físicas e químicas.

Quais as propriedades do concreto fresco?

Propriedades do concreto fresco 8.1. Consistência e trabalhabilidade A consistência traduz as propriedades intrínsecas da mistura fresca relacionada com a mobilidade da massa e a coesão entre os elementos componentes, tendo em vista a uniformidade e a compacidade do concreto.

Qual a classificação dos concretos?

Classificação dos concretos Conforme o modo de fabricação: Fabricação no local; Pré-misturado Campo de aplicação: Concreto massa – utilizado em barragens. Concreto estrutural – utilizado em edifícios e pontes.

Quais são os materiais que compões o concreto?

Agosto/2002 2 Índice 1. Materiais que compões o concreto 3 2. Fatores que influem na qualidade do concreto 3 3. Classificação dos concretos 4 4. Cimento 5 5. Agregados 5 6. Água de amassamento 6 7. Aditivos para concreto 6 8. Propriedades do concreto fresco 7 8.1. Consistência e trabalhabilidade 7 8.2.

Postagens relacionadas: