Que verbos de dizer o autor empregou no discurso direto o que eles marcam?

Índice

Que verbos de dizer o autor empregou no discurso direto o que eles marcam?

Que verbos de dizer o autor empregou no discurso direto o que eles marcam?

Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.

Quais são os tipos de discurso em um texto?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discursos utilizados no gênero narrativo para introduzir as falas e os pensamentos dos personagens. Seu uso varia de acordo com a intenção do narrador.

Quais as características do discurso direto?

Características do discurso direto. É uma transcrição exata da fala das personagens, sem participação do narrador. É introduzido por verbos de elocução, ou seja, através de verbos que anunciam o discurso, como: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar, entre outros.

Como mudar o discurso direto para o discurso indireto?

Estava receoso, suando, de pé na sala cheia de colegas, o ônibus em que eu vinha quebrou. Perceba que o texto sublinhado foi inserido sem elocução e sem demarcação de aspas, dois pontos ou travessão. É uma mistura dos dois tipos de discurso. Como mudar um texto do discurso direto para o discurso indireto?

Qual é o discurso mais natural entre os tipos de discurso?

Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história.

Por que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa?

Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Postagens relacionadas: