Para que serve a gentamicina injetável?
Índice
- Para que serve a gentamicina injetável?
- Como preparar gentamicina EV?
- Quanto tempo a gentamicina fica no organismo?
- Qual é o efeito da gentamicina?
- Qual é a via de administração da gentamicina?
- Como deve monitorar a gentamicina?
- Qual o princípio ativo da gentamicina?
- Como funciona a injeção de gentamicina?
- Qual a dose recomendada da gentamicina?
- Qual a dose diária do sulfato de gentamicina?
- Por que a gentamicina pode causar problemas de audição?
Para que serve a gentamicina injetável?
Para que serve infecção do tracto biliar; infecção óssea; infecção articular; infecção do sistema nervoso central; infecção intra-abdominal; pneumonia; septicemia; infecção da pele e dos tecidos moles; infecção urinária. interfere com a síntese de proteínas da bactéria.
Como preparar gentamicina EV?
Para a administração intravenosa em adultos, uma dose única de Sulfato de Gentamicina Injetável pode ser diluída em mL de solução salina isotônica estéril ou em solução estéril de dextrose em água a 5%; em lactentes e crianças, o volume de diluente pode ser menor.
Quanto tempo a gentamicina fica no organismo?
Aproximadamente uma hora após ser administrada por injeção intramuscular ou subcutânea, a gentamicina alcança níveis séricos bactericidas, permanecendo ativa durante 6 as 12 horas.
Qual é o efeito da gentamicina?
Gentamicina é um antibiótico que inibe a produção de proteínas pelas bactérias, fazendo com que elas morram, combatendo a infecção.
Qual é a via de administração da gentamicina?
VIA DE ADMINISTRAÇÃO: USO INTRAMUSCULAR, INTRAVENOSO, SUBCONJUNTIVAL, SUBCAPSULAR (cápsula de Tenon), NEBULIZAÇÃO OU INSTILAÇÃO INTRATRAQUEAL DIRETA. Cada ampola com 1 mL contém 20 mg de sulfato de gentamicina. Cada mL da solução contém 2 0mg de gentamicina, sob a forma de sulfato.
Como deve monitorar a gentamicina?
Sempre que possível, deve-se monitorar as concentrações séricas da gentamicina. Os esquemas posológicos não se constituem em recomendações rígidas, mas são fornecidos para auxiliar na estimativa da dose, quando não é possível obter as concentrações séricas da gentamicina.
Qual o princípio ativo da gentamicina?
Sulfato de Gentamicina é um antibiótico aminoglicosídeo, ativo contra uma ampla gama de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas.
Como funciona a injeção de gentamicina?
Gentamicina para que serve. A injeção de gentamicina é usada para tratar certas infecções graves que são causadas por bactérias como a meningite (infecção das membranas que cercam o cérebro e a medula espinhal) e infecções do sangue, abdômen (área do estômago), pulmões, pele, ossos e do aparelho urinário.
Qual a dose recomendada da gentamicina?
Para crianças a dose recomendada é de 6 a 7,5 mg/kg/dia (2,0 a 2,5 mg/kg, administrados a cada 8 horas). A dosagem deve ser ajustada em pacientes com insuficiência renal. Sempre que possível, devem-se determinar as concentrações séricas da gentamicina.
Qual a dose diária do sulfato de gentamicina?
Em pacientes com infecção urinária, crônica ou repetida, e sem evidência de insuficiência renal, Sulfato de Gentamicina Injetável poderá ser administrada intramuscularmente em doses de 160 mg uma vez por dia, durante 7-10 dias. Para adultos com peso abaixo de 50 kg, a dose diária deverá ser de 3,0 mg/kg de peso corporal.
Por que a gentamicina pode causar problemas de audição?
A gentamicina pode causar sérios problemas auditivos. Os problemas de audição podem ocorrer mais frequentemente em pessoas mais velhas. A perda auditiva pode ser permanente em alguns casos. Informe o seu médico se tiver ou já teve tonturas, vertigens, perda de audição ou zumbido nos ouvidos.