Como usar o fluido de corte?

Índice

Como usar o fluido de corte?

Como usar o fluido de corte?

Cuidados. Para um melhor desempenho do fluido de corte recomenda-se armazená-lo em local adequado e limpo; para não ficar contaminados ele pode ser limpo por meio de decantação e filtração; a aplicação do fluido deve ser na ponta da ferramenta evitando o choque térmico e a distorção.

Quando se pode utilizar fluido de corte?

Fluidos de corte são utilizados para facilitar a operação de usinagem de alguns materiais, como os metais. Estão entre suas funções refrigerar, lubrificar, proteger as peças da oxidação e limpar a região de usinagem.

O que pode ser usado como fluido de corte?

Fluido de corte é qualquer fluido usado para corte ou usinagem de metais ou outros materiais....Os principais utilizados nas operações industriais são:

  • Óleo mineral integral;
  • Óleo mineral solúvel em água;
  • Óleo sintético integral;
  • Óleo sintético solúvel em água;
  • Óleo semi-sintético;
  • Álcool;
  • Ar.

Como o fluido de corte influência na usinagem?

Os fluidos de corte têm por objetivo lubrificar e/ou refrigerar um processo de usinagem. ... Logo, irão atuar diretamente nas grandezas mensuráveis, melhorando consequentemente a usinabilidade.

Quais são as 3 funções do fluido de corte no processo do torneamento?

As principais funções do fluido de corte são o escoamento de cavacos, a refrigeração e a lubrificação entre a ferramenta e o material da peça. Quando aplicado corretamente, ele maximizará o resultado, aumentará a segurança do processo e melhorará o desempenho da ferramenta e a qualidade da peça.

Como escolher o fluido de corte?

A escolha do melhor fluído de corte está intimamente ligado ao tipo de material que será usinado, qual a operação que será feita e que tipo de ferramenta será utilizada. Quando a refrigeração é mais importante para o processo, normalmente são indicados os fluídos de corte solúveis sintéticos.

Quais as características de um fluido de corte?

Regiões de ação do fluido de corte Page 2 2 Usinagem – Fluido de Corte Características de um bom fluido de corte: Bom refrigerante: baixa viscocidade a fim de que flua facilmente; capacidade de “molhar” bem o metal para criar um bom contato térmico; alta calor específico e alta condutividade térmica.

Qual o melhor fluido de corte?

Fluido de corte ideal para cada processo de usinagem Na furação profunda e no rosqueamento, no entanto, os óleos integrais são os mais utilizados, diferentemente do que ocorre no aplainamento, que recebe melhor os óleos refrigerantes.

Quais os problemas que podem surgir no uso incorreto do fluido de corte?

  • Risco de incêndio: Fluidos integrais podem entrar em combustão. ...
  • Ataque à saúde: Névoas de óleo podem irritar a pele e as vias respiratórias. ...
  • Poluição do Meio-Ambiente: Um litro de óleo pode tornar um milhão de litros de água, inicialmente potável, em imprópria para o uso.

Postagens relacionadas: