Como usar a escala do multímetro?

Índice

Como usar a escala do multímetro?

Como usar a escala do multímetro?

O multímetro é desligado, escolhendo-se a posição correspondente na chave seletora. Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir.

Qual a escala do multímetro?

Temos abaixo uma indicação de valores típicos encontrados na prática para estas escalas: Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ

Como usar multímetro na escala de continuidade?

Para fazer o teste de continuidade em um condutor elétrico ou resistor, devemos encostar uma ponta de prova em uma extremidade do resistor e a outra ponta de prova na outra extremidade. Se o circuito estiver fechado, a leitura será zero e deve-se ouvir o sinal sonoro do aparelho.

O que significa os símbolos do multímetro?

V – Tensão DC/AC – função conhecida como voltímetro (mede volts) mA – Corrente DC/AC – função conhecida como amperímetro (mede amperes) W (ou a letra ômega maiúscula do alfabeto grego, que parece uma ferradura) – Resistência – função conhecida como ohmímetro (mede ohms)

Como definir a escala de tensão do multímetro?

Lembre-se de não definir uma escala de tensão menor do que a que o valor que será lido, pois isso pode sobrecarregar o multímetro. Conecte os cabos de teste ao multímetro nas saídas de correspondentes. O dispositivo deve ter vindo com dois cabos; um preto, que é o negativo, e um vermelho, o positivo.

Como funciona o multímetro?

Esta ferramenta consegue unir as funções do voltímetro, ohmímetro e do amperímetro, além de outras funções, em um só instrumento. Isso permite que o profissional que utilize o multímetro seja mais ágil durante a montagem de circuitos, manutenções preventivas, entre outras atividades.

Qual o valor mais próximo do multímetro?

Na prática é possível encontrar um valor ligeiramente maior, mas que não deve chegar a um. Geralmente fica em 00.1, que é bem próximo de zero, portanto aceitável. Ponteiras defeituosas ou mau contato na chave seletora do multímetro causados por desgaste. É importante fazer esse teste pra não correr o risco de ter indicações erradas de leitura.

Como medir a corrente elétrica com multímetro?

Com o multímetro na escala correta que é a de corrente elétrica, verifique na escala de valores o valor aproximado que vai ser medido. Altere as pontas de prova de modo que a preta esteja no borne comum e a vermelha no borne correspondente a medição de corrente elétrica. Medindo a corrente elétrica com o multímetro.

Postagens relacionadas: