Para que serve o FES na fisioterapia?

Índice

Para que serve o FES na fisioterapia?

Para que serve o FES na fisioterapia?

5. FES - Estimulação elétrica funcional. A Fes é um aparelho que leva à contração muscular de um grupo muscular paralisado ou extremamente fraco, como em caso de paralisia cerebral, hemiplegia ou paraplegia, por exemplo.

São cuidados e contraindicações para o uso da estimulação elétrica neuromuscular as seguintes condições?

Contraindicações

  1. Lesões de pele na área de aplicação da eletroterapia. ...
  2. Sensibilidade prejudicada da pele na região de aplicação da eletroterapia. ...
  3. Musculatura a ser estimulada já está fadigada.
  4. Aplicação na região do cérebro.
  5. Suspeita ou diagnóstico de epilepsia.

Qual a definição da terapia por FES?

A terapia por FES tem como definição clássica de acordo com Fitzgerald (2003): terapia realizada no neurônio motor intacto para iniciar a contração de músculos parcialmente paralisados, de modo a produzir movimento funcional.

Como funciona uma sessão de fisioterapia?

Durante uma sessão de fisioterapia é comum o uso de, pelo menos, um equipamento de eletroterapia para ajudar no controle da dor, espasmo, melhorar a irrigação sanguínea, acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.

Como funciona a técnica FES?

A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o motoneurônio, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.

Qual a frequência de aplicação de Fes?

O fato de se apresentar com baixa frequência ( Hz aproximadamente) faz com que tenha uma alta resistência tecidual e pequena profundidade de penetração. Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência.

Postagens relacionadas: