Para que serve o FES na fisioterapia?
Para que serve o FES na fisioterapia?
5. FES - Estimulação elétrica funcional. A Fes é um aparelho que leva à contração muscular de um grupo muscular paralisado ou extremamente fraco, como em caso de paralisia cerebral, hemiplegia ou paraplegia, por exemplo.
São cuidados e contraindicações para o uso da estimulação elétrica neuromuscular as seguintes condições?
Contraindicações
- Lesões de pele na área de aplicação da eletroterapia. ...
- Sensibilidade prejudicada da pele na região de aplicação da eletroterapia. ...
- Musculatura a ser estimulada já está fadigada.
- Aplicação na região do cérebro.
- Suspeita ou diagnóstico de epilepsia.
Qual a definição da terapia por FES?
A terapia por FES tem como definição clássica de acordo com Fitzgerald (2003): terapia realizada no neurônio motor intacto para iniciar a contração de músculos parcialmente paralisados, de modo a produzir movimento funcional.
Como funciona uma sessão de fisioterapia?
Durante uma sessão de fisioterapia é comum o uso de, pelo menos, um equipamento de eletroterapia para ajudar no controle da dor, espasmo, melhorar a irrigação sanguínea, acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros tecidos.
Como funciona a técnica FES?
A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o motoneurônio, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.
Qual a frequência de aplicação de Fes?
O fato de se apresentar com baixa frequência ( Hz aproximadamente) faz com que tenha uma alta resistência tecidual e pequena profundidade de penetração. Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência.