Como utilizar o Fissurômetro?

Índice

Como utilizar o Fissurômetro?

Como utilizar o Fissurômetro?

Para colocar o fissurómetro fixo deve ser definido para um dos lados da guia baseado na rachadura através dos dois buracos, então começa a verificar aonde fica a cava, através de um dos dois furos mostrados em suas extremidades, obviamente, a outra extremidade deve ser livre para deslizar régua nas ranhuras que temos ...

Para que serve o Fissurometro?

O fissurómetro (fig. 1) é um pequeno instrumento destinado a medir, de forma expedita e económica, os movimentos relativos que se verificam num ponto duma fissura ou fenda existente numa parede, pavimento ou qualquer outro elemento estrutural duma construção.

Como monitorar trincas?

Use uma régua, ou qualquer coisa reta, e uma caneta ou lápis. Faça o ponto de cruzamento fora do centro da trinca. Anote ali mesmo a data. Pronto.

Como acompanhar uma fissura?

A utilização de lâminas finas de gesso além de ser uma técnica simples de monitoramento de fissuras é de fácil instalação. Devido o gesso possuir baixa resistência e ser um material frágil, qualquer movimentação da fissura monitorada causará ruptura do selo.

Como monitorar uma trinca?

Use uma régua, ou qualquer coisa reta, e uma caneta ou lápis. Faça o ponto de cruzamento fora do centro da trinca. Anote ali mesmo a data. Pronto.

O que é uma fissura ativa e uma fissura passiva?

As aberturas com até 0,5 mm são chamadas de fissuras e, por fim, as maiores de 0,5 mm e menores de 1,0 mm são chamadas de trincas. ... Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.

O que é fissura ativa?

Denomina-se fissura ativa, o tipo de fissura onde existe progressão do seu estado, sendo por aumento da largura da abertura ou por aumento do seu comprimento longitudinal.

Como acompanhar uma rachadura?

Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

O que é uma fissura ativa?

As aberturas ativas variam conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.

Quais as partes do fissurómetro?

O fissurómetro é constituído por duas partes, designadas por “A” e “B”, executadas em plástico flexível e transparente. A primeira, em forma de “T”, tem impressos dois traços de referência em esquadria.

Como usar o comparador de fissuras e fendas?

Para se medir a abertura das fissuras e fendas, poder-se-ão utilizar os referidos comparador de fissuras (figs. 2 e 3), e/ou medidor óptico (fig. 4). O primeiro consiste num rectângulo de plástico transparente, com diferentes traços de espessuras conhecidas e que por comparação visual permite estimar a abertura das fissuras.

Como medir a largura de fissuras?

Jogo de réguas para medir largura de fissuras em estruturas de concreto. Indicação de 0,05 à 1,2mm e larguras de 1,4 / 1,8 / 2,0 / 2,5 / 3,0 / 3,5 / 4,0 / 5,0mm. Acessório para iluminação e ampliação 10x das escalas dos monitores de fissuras, muito eficaz como um comparador simples e preciso. Microscópio com iluminação para detecção de fissuras.

Como medir a abertura das fissuras e fendas?

2.1 EQUIPAMENTO COMPLEMENTAR Para se medir a abertura das fissuras e fendas, poder-se-ão utilizar os referidos comparador de fissuras (figs. 2 e 3), e/ou medidor óptico (fig. 4).

Postagens relacionadas: