O que significa tempo de presa de um material odontológico?

Índice

O que significa tempo de presa de um material odontológico?

O que significa tempo de presa de um material odontológico?

Tempo de presa: O tempo de presa corresponde ao intervalo desde o início da manipulação até o material apresentar um grau de polimerização ou de geleificação suficiente para garantir que o material esteja predominantemente elástico e que, portanto, pode ser removido da boca e garantir a recuperação elástica esperada ...

São considerados materiais restauradores odontológicos?

Principais materiais restauradores utilizados na odontologia

  • Amálgama. Amálgama é a denominação dada à liga metálica que possui como elemento base o mercúrio. ...
  • Resina. ...
  • Ouro. ...
  • Porcelana.

Qual a proporção água pó do gesso tipo IV?

Segundo Anusavice6 (1998), a relação água/ para o gesso tipo IV deve se situar entre 0,22 e 0,24 e, para o gesso tipo III, entre 0,28 e 0,30. No entanto, o autor determina que a relação água/ para gesso deve se- guir as orientações do fabricante (30 mL - gesso tipo III e 19 mL - gesso tipo IV).

O que é o tempo de presa do gesso?

O tempo de presa é estabelecido por dois principais fatores, o tempo de espatulação e a relação água/pó (diferente para cada tipo). Com maior quantidade de água, o tempo de presa aumenta, pois os cristais demoram mais para se entrelaçarem.

Qual o tempo de presa para o gesso odontológico?

A especificação quanto a expansão de presa a 2 horas, foi do mínimo de 0,10 ao máximo de 0,30% e a duplicação de detalhes de no mínimo de 0,050 mm. Segundo PHILLIPS21,1993, este é um gesso pedra com alta resistência e com alta expansão.

Como funcionam os gessos odontológicos?

A maioria dos gessos odontológicos contêm em sua composição substâncias retardadoras e aceleradoras da reação de presa. Isto faz com que o tempo de trabalho e o de presa sejam compatíveis para o uso, embora sirvam também para controlar a expansão de presa. – construção de troquéis – modelos unitário.

Quais são os tipos de gesso para próteses dentárias?

São utilizados também como um importante auxílio nos procedimentos de laboratório que envolvem a confecção de próteses dentárias. Vários tipos de gesso são usados para produzir moldes e modelos a partir dos quais próteses e restaurações são feitas.

Quais são os tipos de pós indicados para a odontologia?

São fornecidos sob a forma de pós, finos, brancos e pigmentados, para fins de identificação. Embora esses três tipos sejam idênticos na fórmula química de Sulfato de Cálcio Hemiidratado = (CaSO4)2H2O, eles possuem propriedades físicas diferentes, a qual os torna adequados para diferentes indicações em Odontologia.

Qual o tipo de gesso para moldagem?

Gesso para Moldagem (Tipo I): Estes materiais para moldagem são compostos de gesso Paris, ao qual foram adicionados modificadores para regular o tempo de presa e a expansão de presa.

Postagens relacionadas: