Qual a intensidade do FES?
Índice
- Qual a intensidade do FES?
- Quais são os parâmetros mínimos para o uso da corrente FES?
- Quais são os parâmetros modulados na TENS?
- Como posicionar os eletrodos no TENS?
- Qual a intensidade da corrente russa?
- O que é intensidade na eletroterapia?
- Como funciona a técnica FES?
- Qual a frequência de aplicação de Fes?
- Por que a corrente FES é indicada?
- Qual a definição da terapia por FES?
Qual a intensidade do FES?
O equipamento utilizado para a geração dos pulsos de estimulação foi o estimulador FES-PEB (Velloso, 2007), o qual fornece intensidade de corrente entre mA, com resolução de 1 mA, duração entre µs, com resolução de 1 µs, e com frequência entre Hz, com resolução de 1 Hz.
Quais são os parâmetros mínimos para o uso da corrente FES?
Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência. Nos equipamentos nacionais, consegue-se trabalhar em uma faixa de Hz, porem clinicamente é observada uma faixa mais restrita entre 30 e 80 Hz.
Quais são os parâmetros modulados na TENS?
Conheça os parâmetros do TENS convencional:
- Amplitude de onda: baixa.
- Duração da onda: 1 microssegundos.
- Frequência: 1 Hz.
- Padrão de pulso: contínuo.
Como posicionar os eletrodos no TENS?
Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado.
Qual a intensidade da corrente russa?
A corrente russa, também conhecida como estimulação russa, é formada por trens de impulsos de corrente do tipo retangular ou senoidal, bipolar, simétrica, emitidos na frequência de 2.500 hertz modulada por uma onda que pode variar de 50 a 80 hertz6.
O que é intensidade na eletroterapia?
O conceito de “intensidade” se refere à quantidade de cargas elétricas que transita em um condutor por um período de tempo [2]. Quanto maior a quantidade de cargas, maior a intensidade elétrica.
Como funciona a técnica FES?
A técnica FES tem como base a produção da contração através da estimulação elétrica, que despolariza o motoneurônio, produzindo uma resposta sincrônica em todas as unidades motoras do músculo.
Qual a frequência de aplicação de Fes?
O fato de se apresentar com baixa frequência ( Hz aproximadamente) faz com que tenha uma alta resistência tecidual e pequena profundidade de penetração. Um dos primeiros parâmetros a se regular em uma aplicação de FES é a frequência.
Por que a corrente FES é indicada?
A corrente FES, por sua vez, tem aplicação ligeiramente diferente. Muito embora também exija a fixação de eletrodos sobre o local a ser tratado, o protocolo tem um objetivo bem diferente: provocar contrações musculares e, a partir do estímulo, tratar e reabilitar lesões musculoesqueléticas. Para quem é indicada?
Qual a definição da terapia por FES?
A terapia por FES tem como definição clássica de acordo com Fitzgerald (2003): terapia realizada no neurônio motor intacto para iniciar a contração de músculos parcialmente paralisados, de modo a produzir movimento funcional.