Como se faz a aferição de balão volumétrico?

Índice

Como se faz a aferição de balão volumétrico?

Como se faz a aferição de balão volumétrico?

Com auxílio de um bastão de vidro, dissolver o NaOH em água destilada previamente fervida e fria, transferir quantitativamente a solução para o balão volumétrico de 100,00 mL e completar o volume, com água fervida, até a marca de aferição do balão. Após homogeneizar a solução, armazene-a em frasco plástico.

Por que o balão volumétrico não pode ser aquecido?

Balão volumétrico: utilizado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e prefixados. Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida.

Por que usar o balão volumétrico para preparar uma solução?

O balão volumétrico é usado para preparar soluções de concentração rigorosa e para medir o volume de líquidos. Assim, como todo o material de medida exata, não se devem aquecer nem introduzir sólidos no seu interior.

Qual é a função do balão de destilação?

O balão de destilação laboratório é um produto utilizado em com objetivo de conter algum líquido que será levado à ebulição para que o componente mais volátil seja completamente vaporizado e posteriormente destilado.

Qual é a função do balão de fundo chato?

* Balão de fundo chato: Os balões de fundo chato, de fundo redondo e volumétrico são todos utilizados no preparo de soluções, pois podem dissolver substâncias por meio de agitação, para aquecer soluções e líquidos e também para realizar reações em que há desprendimento de gases.

Qual o volume do balão volumétrico?

Os balões volumétricos são feitos em diversos tamanhos, com volumes variados entre 5 mL a 10 L, porém os mais comuns, especialmente em laboratórios, são volumes , 250, 5 mL.

O que é marca de aferição?

O pescoço é marcado com uma linha (traço de aferição), para que se possa medir um determinado volume de líquido e possui também uma rolha de vidro ou tampa de plástico, para fechar a abertura no topo.

Como é identificada uma vidraria que não pode ser aquecida?

São feitas de vidro temperado, dessa forma aguentam temperaturas muito elevadas. As que não podem ser aquecidas são: Vidro de Relógio, Funil de Haste longa, Pipeta Graduada, Pipeta Volumétrica ( Não pode ser aquecida pois possui grande precisão de medida) e Proveta ou Cilindro Graduado.

Quais vidrarias não podem ser aquecidas?

Algumas vidrarias depois de prontas não podem ser aquecidas, pois possuem baixa resistência mecânica e química. É o caso dos materiais fabricados com vidro comum. Vidros de borossilicato, ou Pirex, são os mais utilizados em laboratório, por possuírem baixo coeficiente de dilatação.

Postagens relacionadas: