O que é o verbo no modo gerúndio?
O que é o verbo no modo gerúndio?
O gerúndio indica uma ação que ainda está em curso ou que é prolongada no tempo. ... O gerúndio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o particípio. Não está relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Como usar gerúndio em um texto?
Ele pode ser colocado antes da oração principal, após ou ao lado do verbo principal. Fato é que o gerúndio é usado corretamente quando expressa ações que estão acontecendo. Logo, o que influencia é a intenção de comunicação que se pretende ao fazer o seu uso.
O que falar no gerúndio?
Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala. ...
Qual é a forma do gerúndio?
Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal
Como saber a duração do gerúndio?
Dessa forma, é possível saber da duração e da continuidade da ação verbal. O Gerúndio se apresenta em duas formas: Simples: indica uma ação que ainda está em andamento. Por exemplo: Lendo o livro, reparei que minha memória estava boa. Ela estava pagando a conta do condomínio.
Quais são os verbos no gerúndio?
Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras. A principal característica de um verbo flexionado no gerúndio é indicar uma ação contínua, isto é, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.
Por que o gerúndio é desnecessário?
Nas frases que você leu acima, o uso do gerúndio é desnecessário, por isso dizemos que se trata de exemplos de gerundismo. Observe agora as mesmas frases, mas sem a interferência do desvio linguístico: A escola vai realizar um festival de sorvetes.