Quando o infinitivo vai para o plural?

Índice

Quando o infinitivo vai para o plural?

Quando o infinitivo vai para o plural?

Quando o verbo no infinitivo vier depois de uma preposição em uma estrutura como essa (“a” e “para”, nos exemplos), pode-se usar o infinitivo flexionado ou não, ou seja, pode ficar no singular ou ir para o plural. ... No entanto, como há dois verbos no infinitivo, apenas o PRIMEIRO vai para o plural.

Quando se usa o infinitivo flexionado?

Usa-se o infinitivo flexionado nos seguintes casos: Quando o sujeito for claro, ou seja, quando surgir um pronome ou um substantivo escrito na mesma oração do verbo, funcionando como sujeito dele, o uso do infinitivo flexionado será obrigatório: – Não é necessário vocêschegarem mais cedo.

Estão é flexionado ou infinitivo?

Português. qual é o certo, uso infinitivo não flexionado ou flexionado, quando se usa o infitino flexionado... Nas locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquele que não se flexiona nunca: “Os infinitivos não DEVEM FLEXIONAR-SE”; “Os alunos VÃO SAIR mais cedo”; “Os dois zagueiros PODEM SER expulsos”.

Foram e infinitivo?

Qual a diferença no uso de forem e foram? A diferença é que a forma foram pertence aos tempos pretérito perfeito e pretérito mais que perfeito do indicativo e forem pertence ao futuro do subjuntivo.

O que é o infinitivo flexionado?

Pois bem, mais uma vez chegamos à conclusão de que não há como discutir, ou seja, o infinitivo impessoal é o processo verbal sem indicação no tempo, ou seja, o verbo não recebe flexão nenhuma, permanecendo na sua forma original. ...

Quando usar o verbo no infinitivo exemplos?

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

Postagens relacionadas: