Como funciona o espectrofotômetro?
Como funciona o espectrofotômetro?
Como o espectrofotômetro funciona? Uma amostra é colocada dentro do espectrofotômetro. Há uma fonte de luz e um dispositivo chamado monocromador divide a luz em cores, ou melhor, comprimentos de onda individuais. ... A luz passa através da amostra e é lida pelo detector.
Quais os cuidados ao se usar um espectrofotômetro?
É preciso ter cuidado ao manusear as cubetas para espectrofotômetro , mesmo uma ligeira impressão digital pode interferir nos resultados. É muito importante não tocar na superfície óptica da cubeta, pois óleos de sua pele, partículas de tecidos de limpeza, poeira e outros contaminantes podem afetar as leituras.
Como ligar o espectrofotômetro?
Certifique-se que o interruptor geral (1) esteja Desligado; Conecte o cabo de alimentação a rede elétrica; Ligue o Espectrofotômetro no Interruptor Geral (1), pelo menos 20 minutos antes de efetuar as leituras; Selecione o comprimento de Onda no controlador de comprimento de Onda (5) observando o mostrador(6).
Como funciona um espectrofotômetro de absorção molecular?
As medidas espectroscópicas de absorção molecular na região do Ultravioleta-Visível (UV-Vis) baseiam-se nas interações da radiação com a matéria. ... A técnica consiste em passar luz pela amostra e medir a fração de luz que é absorvida.
O que é cubeta qual a forma correta de manuseá lá quais os cuidados que devemos ter com ela?
Cubeta: é o recipiente propício para conter a amostra que será utilizada na análise, as cubetas podem ser de quartzo, vidro e acrílico, porém recomenda-se que seja usada uma cubeta de quartzo por que o vidro e o plástico absorvem UV e causa a reflexão da luz visível.