Como utilizar o prefixo pós?
Como utilizar o prefixo pós?
O prefixo pós deverá ser escrito com hífen sempre que for tônico e autônomo da segunda palavra. É fácil de identificar essa situação porque, nesses casos, o prefixo é escrito com acento agudo....Exemplos com hífen:
- pós-graduação;
- pós-graduado;
- pós-doutorado;
- pós-guerra;
- pós-natal;
- pós-operatório;
- pós-tônico;
- pós-datado;
É correto usar o Pro?
"Pra", "pro", "pras" e "pros" são contrações de "para a", "para o", "para as" e "para os". Ao escrever, devemos optar pela forma "para", exceto em textos especiais (letra de música, poemas, frase de publicidade, cartas pessoais, e-mails), onde podemos usar o “pra” se quisermos. Na fala, aceita-se o uso da forma "pra".
Qual o significado da preposição pós?
Pós é uma preposição com o mesmo significado (depois de, em seguida a, atrás de) que pode substituir “após” nessa função. Usando as orações anteriores: Pós algum tempo, tudo voltou ao normal.:: válido Gerente demite-se pós decisão da administração.:: válido
Qual o tipo de prefixo para a oração?
Válido é referente ao aspeto técnico da oração (construção) pelo que deverá optar por “após” ou “pós” mediante o que soa mais agradável e/ou contexto. Ainda sobre este tema existem os prefixos pós- e após- que são sinônimos na “construção” de outros vocábulos:
Quais são os prefixos obrigatórios em Portugal?
Quando têm acentos gráficos obrigatórios, os prefixos acima indicados são sempre seguidos de hífen (associados a outra palavra). Pela pronúncia da palavras, em Portugal é sempre possível distinguir se o prefixo está ou não fundido com o elemento seguinte. Por exemplo, pré-ocupação (com hífen) tem prosódia diferente de preocupação (sem hífen).
Qual a diferença entre o prefixo e a prosódia?
Pela pronúncia da palavras, em Portugal é sempre possível distinguir se o prefixo está ou não fundido com o elemento seguinte. Por exemplo, pré-ocupação (com hífen) tem prosódia diferente de preocupação (sem hífen). Penso que no Brasil também haverá alguma diferença.