Quando usar o verbo no particípio?
Índice
- Quando usar o verbo no particípio?
- Como usar o particípio corretamente?
- Tinha ou havia particípio?
- Qual a terminação do verbo no particípio?
- É exemplo de verbo na forma nominal no particípio?
- Para que serve o particípio?
- Como é usado o particípio?
- Qual o seu tipo de particípio?
- Quais são os verbos no particípio?
- Qual a divisão do particípio?
Quando usar o verbo no particípio?
O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas. O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal.
Como usar o particípio corretamente?
Com os verbos ter e haver, devemos usar o particípio regular (marcado pelas terminações -ado ou -ido). Por exemplo: "Ele tinha salvado o arquivo" e "Ela havia prendido o dedo". Já com o ser e o estar, emprega-se o irregular: "Ele foi salvo por um herói" e "Os bandidos estão presos".
Tinha ou havia particípio?
1ª) Com TER e HAVER, usamos o PARTICÍPIO REGULAR. Então, dizemos: “Ana já TINHA (ou HAVIA) LIMPADO a sala”; “Eu TINHA (ou HAVIA) IMPRIMIDO o texto todo”.
Qual a terminação do verbo no particípio?
O particípio é usado na formação de tempos verbais compostos. Indica o estado da ação depois de finalizada, transmitindo assim uma noção de conclusão de ação verbal. A maior parte dos verbos apresenta um particípio regular, terminado em -ado na 1. ª conjugação e em -ido na 2.
É exemplo de verbo na forma nominal no particípio?
Veja alguns exemplos: Aceitar (aceitado e aceito); Eleger (elegido e eleito); Entregar (entregado e entregue);
Para que serve o particípio?
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.
Como é usado o particípio?
O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas. O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. Existem particípios regulares e particípios irregulares.
Qual o seu tipo de particípio?
Sua principal característica é ter o sufixo (terminação) em “ADO” e “IDO”, como o verbo “acabado”. Contudo, existem outros tipos de Particípio: os irregulares ou abundantes, como “posto”, e os compostos como “tenho andado”.
Quais são os verbos no particípio?
Exemplos de verbos no particípio. falado; comido; pedido ... revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do ... Concordância verbal com o verbo parecer. Concordância verbal com o verbo ser. Classificação dos verbos. Verbos. Verbos regulares. Concordância verbal com verbos impessoais.
Qual a divisão do particípio?
Abaixo, um infográfico para ilustrar melhor essa divisão dentro das Formas Nominais: O Particípio pode se mostrar com e sem o verbo auxiliar. Na forma sem o auxiliar, expressa uma ação concluída. Diagnosticada a doença, o tratamento foi direcionado. Além disso, o particípio pode ter a função de adjetivo.