Como usar o contigo?
Índice
- Como usar o contigo?
- Qual pronome e contigo?
- Qual é o plural de consigo?
- Qual é o certo contigo ou com tigo?
- É normal falar consigo mesmo?
- Quando usar comigo consigo contigo?
- Qual o pronome de consigo?
- Como escrever consigo corretamente?
- Qual é o significado do pronome si?
- Qual a função dos pronomes pessoais?
- Como evitar a repetição de pronomes?
- Qual a função do pronome “Eu” no enunciado?
Como usar o contigo?
O certo é: Quero falar com você. Já o pronome “contigo” não é reflexivo, assim como “conosco” e “convosco”. Portanto, podem ser usados da seguinte forma: “Quero falar convosco.”, “Deixe comigo”, “O Senhor é contigo”. Observação: Em Portugal, o uso do “si” e “consigo” é aceitável.
Qual pronome e contigo?
De acordo com a tonicidade, os pronomes oblíquos classificam-se em átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) e tônicos (mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, nós, conosco, vós, convosco, eles, elas).
Qual é o plural de consigo?
A palavra consigo é um pronome pessoal reflexivo. Ele é aplicado à terceira pessoa do singular (ele consigo) ou à terceira pessoa do plural (eles consigo) e se refere a si mesmo, isto é, de si para si.
Qual é o certo contigo ou com tigo?
Com você; com quem o falante está interagindo: estavas falando contigo! [Gramática] Combinação tautológica da preposição com e do pronome pessoal antigo tigo. Etimologia (origem da palavra contigo). Do latim cum, com + tecum, contigo.
É normal falar consigo mesmo?
De acordo com algumas pesquisas científicas, conversar consigo mesmo pode ser um sinal de inteligência superior e maior QI que a média. ... Uma pesquisa científica mostrou que as pessoas que tendem a falar consigo mesmas têm, na verdade, um QI maior do que as que não falam sozinhas.
Quando usar comigo consigo contigo?
Consigo é um pronome reflexivo, o que significa que só deve ser usado quando o sujeito pratica e sofre a ação ao mesmo tempo, quando a sua ação recai sobre ele mesmo, enquanto contigo é apenas um pronome no caso oblíquo equivalente a “tu” no caso reto.
Qual o pronome de consigo?
Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si. A palavra consigo é formada pela preposição com e o pronome pessoal antigo sigo. Exemplos: Ele trouxe seu filho consigo.
Como escrever consigo corretamente?
A forma correta de escrita da palavra é consigo. A palavra com sigo está errada. Consigo é um pronome pessoal reflexivo que se aplica à terceira pessoa do singular ou à terceira pessoa do plural e se refere a si mesmo, ou seja, à própria pessoa, de si para si.
Qual é o significado do pronome si?
Na dúvida, recorre-se a forma SI, que é interpretada como um denominador comum. Em Portugal, entretanto, o emprego do pronome SI com referência à pessoa com quem se fala aparece até na linguagem literária, como se pode ver em vários passos do grande Camilo Castelo Branco.
Qual a função dos pronomes pessoais?
Característica dos pronomes pessoais Pronomes pessoais são aqueles que designam uma das três pessoas do discurso. - do caso reto: função de sujeito na oração. - do caso oblíquo: função de complemento na frase. - oblíquos átonos: nunca precedidos de preposição, são eles: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, se, os, as, lhes.
Como evitar a repetição de pronomes?
Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado. Na frase: "Conversamos com o juiz e o mesmo afirmou que...", tem-se a impressão de que não existe erro, uma vez que, para muitos, esse é um exemplo que segue rigorosamente a norma culta.
Qual a função do pronome “Eu” no enunciado?
No enunciado, o pronome “eu” exerce função de sujeito da oração, enquanto o pronome “te” é complemento do verbo “dizer” (dizer a alguém). Como não é necessária nenhuma preposição acompanhando o pronome “te”, trata-se de um pronome oblíquo átono.