Como usar corretamente os pronomes Obliquos?

Índice

Como usar corretamente os pronomes Obliquos?

Como usar corretamente os pronomes Obliquos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

Quando usar o pronome oblíquo nós?

O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).

Como a colocação pronominal funciona na norma padrão?

A colocação dos pronomes pessoais oblíquos átonos na oração pode ser feita de três formas distintas, existindo regras definidas para cada uma dessas formas. Em próclise: pronome colocado antes do verbo; Em ênclise: pronome colocado depois do verbo; Em mesóclise: pronome colocado no meio do verbo.

Qual o significado do pronome?

Como comentamos, o pronome é a classe gramatical responsável por substituir ou determinar um substantivo. Os pronomes podem variar em gênero e número, estabelecendo relações com uma das três pessoas do discurso, ou ficar invariáveis. O pronome é capaz de indicar a posse de um determinado objeto ou, ainda, sua localização.

Como evitar a repetição de pronomes?

Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado. Na frase: "Conversamos com o juiz e o mesmo afirmou que...", tem-se a impressão de que não existe erro, uma vez que, para muitos, esse é um exemplo que segue rigorosamente a norma culta.

Quais são os pronomes demonstrativos?

- O (a, os, as) são pronomes demonstrativos quando se referem à aquele (s), aquela (s), aquilo, isso. - Mesmo e próprio, pronomes demonstrativos, designam um termo igual a outro que já ocorreu no discurso. As reclamações ao síndico não se alteram: são sempre as mesmas . *são usados como reforço dos pronomes pessoais.

Como saber se o pronome deve vir antes ou depois do verbo?

Como saber se o pronome deve vir antes ou depois do verbo? Para entender, devemos observar alguns princípios. Em se tratando da próclise (colocação do pronome antes do verbo), ela será usada: 1) Quando, antes do verbo, houver palavras ou partículas de sentido negativo, tais como: nunca, não, jamais, nem. Veja:

Postagens relacionadas: