Como usar o Onde?
Como usar o Onde?
Onde indica lugar em que algo ou alguém está, deve ser utilizado somente para substituir vocábulo que expressa a ideia de lugar.
- Não sei onde fica a cidade de Araguari.
- Nesta sala de reunião aconteceu a melhor negociação de todos os tempos, onde se garantiu o fechamento do nosso melhor contrato.
Pode usar onde?
5 – Onde é usado para indicar lugar e equivale a em que, no qual. Pode ser antecedido, principalmente, pelas preposições a, de, por e para. Pode ser aonde (com ideia de movimento) ou donde (de onde). Ex.: Esta é a terra onde habito.
Como substituir o aonde?
1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade.
Qual pronome substitui onde?
A palavra onde, como pronome relativo, somente pode ser utilizada para substituir um substantivo que exprima a idéia de lugar. Para a substituição de outros substantivos, utilize as formas "em que", "na qual" ou "no qual" em vez de "onde".
Por que ele é chamado de pronome?
Ele é chamado de pronome porque é a palavra que se usa em lugar do nome, ou seja, nesse caso, o onde retoma seu antecedente, escola. Se dividirmos o período composto em dois períodos simples, podemos observar esse funcionamento: A escola será reformada.
Como evitar a repetição de pronomes?
Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado. Na frase: "Conversamos com o juiz e o mesmo afirmou que...", tem-se a impressão de que não existe erro, uma vez que, para muitos, esse é um exemplo que segue rigorosamente a norma culta.
Como funcionam os pronomes relativos?
Os pronomes relativos têm por função básica unir orações diferentes fazendo com que as ideias nelas expressas complementem-se, evitando assim repetições desnecessárias. Exemplos: 1) Eu vi um homem. O homem era jovem. O homem que eu vi era jovem. Neste exemplo, o pronome relativo que funciona como objeto direto.
Quais são os pronomes oblíquos do verbo?
Pronomes oblíquos átonos. Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo: Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam -me seus motivos. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar -me- ão os seus motivos.