Como usar o líquido que sai da composteira?

Índice

Como usar o líquido que sai da composteira?

Como usar o líquido que sai da composteira?

O composto líquido é um excelente adubo natural! Seus nutrientes são rapidamente absorvidos pelas plantas. Por ser um líquido concentrado, sugerimos que ele seja diluído na proporção de parte de composto líquido para 10 partes de água. Ele pode ser utilizado na rega das plantas, ou borrifado nas folhas.

O que fazer com o líquido da compostagem?

Por se tratar de um líquido muito ácido, o chorume deve ser diluído para sua utilização como biofertilizante em jardins, vasos e hortas. A proporção para diluir é de 10 a 15 litros de água para cada 01 litro do biofertilizante, a depender do tipo de solo onde será aplicado.

Qual a importância de fazer a compostagem?

Nos dias de hoje, a compostagem aparece como uma ótima solução para reduzir o volume de resíduos que são encaminhados para os aterros e geram mau cheiro, além de liberar gás metano (23 vezes mais destrutivo que o gás carbônico) e chorume (líquido que contamina o solo e as águas).

Quais são os benefícios de compostagem?

Um dos principais benefícios da compostagem é reduzir o lixo gerado na sua casa ou no seu estabelecimento. Isso é muito importante para diminuir também o gasto com transporte e coleta de resíduos onde há uma boa administração municipal, por exemplo.

Qual a melhor opção para a compostagem?

Quem procura um processo de compostagem mais rápido pode optar pela compostagem com minhocas, ou vermicompostagem, que também pode ser feita em casas e apartamentos com o uso da composteira doméstica.

Por que a compostagem é lenta?

A compostagem é um pouco mais lenta. Por esse motivo é recomendado o mínimo de 2 tambores. Um deles é preenchido enquanto o outro que está cheio “descansa” até o composto ficar pronto. Para muitas pessoas é uma ótima opção, possui várias formas e tamanhos e pode ser acrescido um mecanismo que facilita a rotação.

Quais são as caixas de compostagem?

Nas duas superiores devem haver pequenos furos, que serão responsável pela comunicação entre uma caixa e outra. São nessas caixas que será feita a compostagem (processo de decomposição natural). A última caixa será utilizada apenas para coletar o resíduo líquido orgânico, que, se diluído, pode ser utilizado para regar plantas e hortas.

Como fazer a compostagem no tambor?

3. Compostagem no tambor Parecido com a compostagem a céu aberto, a principal diferença é que esse método é elevado do solo. São necessários no mínimo 2 tambores, preferencialmente de plástico, onde serão adicionados os materiais verde e marrom e remexidos pelo menos uma vez por semana.

Postagens relacionadas: