Como identificar um pronome oblíquo átono?
Como identificar um pronome oblíquo átono?
Ouça em voz altaPausarSão chamados átonos os pronomes oblíquos que não são precedidos de preposição. Possuem acentuação tônica fraca. Por exemplo: Ele me deu um presente.
Qual a função do pronome oblíquo?
No enunciado, o sujeito “elas” realizará a ação (“vir”), e “ nós ” assume a função de complemento do enunciado (“até nós”), sendo, portanto, pronome oblíquo. Como vem acompanhado da preposição “até”, trata-se de um pronome oblíquo tônico. Nós podemos viajar com eles.
Quais são os pronomes oblíquos da oração?
Dessa vez, o sujeito da oração é “todas as cartas”. O pronome “nós” exerce função de complemento e, por isso, passa a ser um pronome pessoal oblíquo. Como complemento, esses pronomes podem ser acompanhados de preposição (sendo chamados de pronomes oblíquos tônicos) ou não (sendo chamados de pronomes oblíquos átonos).
Qual o significado do pronome me?
Me, assim como te, se, nos e vos, é um pronome que se refere a uma pessoa do discurso, atuando no predicado (e não no sujeito, como eu, tu ele, etc.). Essa forma pronominal de 1ª pessoa significa a mim, para mim. Exemplos do uso do me. Quando meu pai me busca, eu não preciso pegar ônibus. Você diz que me ama, mas age de outra forma.
Qual o pronome e o objeto direto?
O pronome e o objeto direto. O objeto direto é formado por um nome, em geral um substantivo. Esse nome pode vir substituído por um pronome. Quando isso ocorre, o pronome empregado deve ser o pronome oblíquo (me, te, o, se e etc.). O pronome reto (eu, tu, ele e etc) ocupa sempre a posição de sujeito da oração.