Como usar o seja?

Índice

Como usar o seja?

Como usar o seja?

seja pode sim funcionar como conjunção alternativa: "Buscamos bons atendentes, seja jovens, seja idosos." Lembremo-nos ainda de que conjunção é classe gramatical invariável.

Como usar o quer quer?

[Gramática] Usa-se, repetida, em duas orações sucessivas do mesmo período, com o sentido de ou; seja, seja. Estabelece uma relação de alternância, numa sequência de mesmo teor, sentido: vou ao shopping quer andando, quer de ônibus. Etimologia (origem da palavra quer). Forma regressiva derivada do verbo querer.

E quer ou quê?

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono.

Como substituir o “ou seja” pelo “porque”?

Outras pessoas também tentam substituir o “ou seja” pelo “porque”, que também é uma conjunção explicativa. Mas cada uma delas deve ser colocada numa situação diferente de explicação. Entenda com os exemplos abaixo.

Posso substituir “ou seja” por “porque”?

Posso substituir “ou seja” por “porque”? Neste exemplo acima, cabe o uso da conjunção explicativa PORQUE e não da locução conjuntiva OU SEJA, pois o segundo período não tem a função de explicar o primeiro com outras palavras. Gostou? Deixe um comentário!

Qual o significado do verbo ser?

O verbo ser é um dos vocábulos da língua portuguesa com maior número de significados. Pode ser utilizado com o sentido de existir, ficar, permanecer, tornar-se, valer, constituir, entre muitos outros. Vejamos, agora, a conjugação do verbo ser nos referidos modos. É importante que sua empresa seja digital para acompanhar o mercado.

Postagens relacionadas: