Como usar o se em frases?

Índice

Como usar o se em frases?

Como usar o se em frases?

Como CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA, o “SE” pode ser: Pode ser substituída pelas construções 'já que', 'visto que' e 'por que'. É utilizada na oração subordinada para indicar a causa da oração principal. Exemplo: Se você não chegou, tivemos que improvisar um apresentador.

Qual a função do se no início da frase?

Enquanto conjunção, o "se" indica a idéia de condição, possibilidade; por isso, é uma conjunção condicional. É possível, portanto, iniciar uma sentença com uma oração condicional, ou seja, impondo-se uma condição para que um fato ocorra.

Como classificar o pronome se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Pode usar o se no início da frase?

É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência.

Qual a função do “mesmo” nas frases?

Qual a função do “mesmo” nas frases? Os pronomes demonstrativos, como o “mesmo”, são pronomes específicos que utilizamos na hora de retomar ideias e situar pessoas em relação a um dado discurso. Todos os pronomes demonstrativos se referem ao tempo, ao espaço ou ao próprio texto que estamos escrevendo.

Quem já ouviu a frase “mesmo”?

Em qualquer lugar do Brasil você, provavelmente, já viu ou ouviu a frase “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”. Essa frase já faz parte do nosso cotidiano, porém, é um dos clássicos exemplos de mau uso do pronome “mesmo”, por isso, vamos entender o porquê ao longo deste texto.

Como usar a crase corretamente?

O uso correto da crase não é simples. Esse evento da língua deve ser estudado e compreendido para a execução de um bom português padrão. Entender de onde surge o "à" ou o "àqueles" é muito importante na compreensão e na escrita de textos. Nesse artigo, o umComo.com.br te explicará como usar a crase corretamente.

Qual a finalidade da palavra “se”?

Nessa situação, a palavra “se” tem a finalidade de indeterminar o sujeito. Isso acontece com os verbos transitivos indiretos e eles são conjugados na terceira pessoa do singular, ou seja, eles não são flexionados para o plural e, portanto, ficam no singular. Um exemplo disso seria a seguinte frase:

Postagens relacionadas: