Quando usar a ser?
Quando usar a ser?
Forma verbal da segunda pessoa do singular (tu) no imperativo afirmativo do verbo SER. Exemplo de uso da palavra Sê: Sê feliz, sê honesto, sê bom filho, sê bom cidadão, sê servo útil para o Senhor Jesus!
Como utilizar o verbo ser?
A concordância verbal do verbo ser poderá ser feita com o sujeito gramatical ou com o predicativo do sujeito, dependendo das situações....Concordância do verbo ser com sujeito ou predicativo do sujeito
- Ele era as piadas da família. ...
- A escola somos nós! ...
- Minha alegria são eles. ...
- Um dia, eu serei ele. ...
- Um dia, ele será eu.
Qual o sujeito do verbo ser?
“Hoje são sete de janeiro.” “Hoje é dia sete de janeiro.” / “Hoje é(dia) sete de janeiro.” 4) O verbo ser concorda com o pronome pessoal do caso reto (eu, tu, você, ele/ela, nós, vós, vocês, eles, elas), sendo este sujeito ou predicativo.
E quando usar?
Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Quando se emprega o verbo ser?
Emprego do verbo SER Empregamos o verbo “ser” para indicar: Nome – Exemplo: Meu nome é Paulo. Nacionalidade – Exemplo: Eu sou brasileiro. Estado civil – Exemplo: Ele é casado.
Qual a forma correta hoje é ou hoje são?
Portanto, somos levados a pensar no dia e não na soma dos que se foram e, portanto, a frase fica no singular: Hoje é (o dia) 15 do mês de março ou Hoje é 15 de março. Da mesma forma, se só a palavra “dia” for acrescentada, o verbo ficará no singular: Hoje é dia 18. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).