Como usar o se ou ser?
Como usar o se ou ser?
O vocábulo “se” induz ou introduz outras possíveis definições mas o importante é destacar que pode funcionar ora como pronome ora como conjunção. Sê funciona como substantivo significando senhor ou como formal verbal do verbo ser, nomeadamente na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo.
Como usar o SE não?
Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.
Como se escrever ser?
- Presente do Indicativo. eu sou. tu és. ele é ...
- Pretérito Imperfeito do Indicativo. eu era. tu eras. ele era. ...
- Pretérito Perfeito do Indicativo. eu fui. tu foste. ele foi. ...
- Mais-que-perfeito do Indicativo. eu fora. tu foras. ele fora. ...
- Futuro do Pretérito do Indicativo. eu seria. tu serias. ...
- Futuro do Presente do Indicativo. eu serei. tu serás.
Pode-se ou pode ser?
As três construções são corretas. Em locuções verbais, o pronome átono se pode estar ligado ao verbo principal ou ao verbo auxiliar.
O que seria se não?
A expressão “se não” é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.
O que significa a serem?
Serem vem do verbo ser. O mesmo que: existirem, acontecerem, viverem, fazerem, relacionarem, significarem, representarem, estarem.
Por que não usamos o verbo estar?
Então o argumento começou aí, pois eu tinha explicado a ela que quando usamos às vezes, hoje, ontem, etc. (qualquer fator que indique tempo), usamos o verbo estar. Mas nesse caso tinha de ser o verbo ser e não consegui encontrar uma explicação. Poderiam me explicar?
Qual a finalidade da palavra “se”?
Nessa situação, a palavra “se” tem a finalidade de indeterminar o sujeito. Isso acontece com os verbos transitivos indiretos e eles são conjugados na terceira pessoa do singular, ou seja, eles não são flexionados para o plural e, portanto, ficam no singular. Um exemplo disso seria a seguinte frase:
Quais são as funções do “se”?
Como vimos na introdução, o “se” pode assumir outras classes gramaticais. As mais comuns são: conjunção (geralmente expressa condição) e verbo (indetermina o sujeito). Entre as funções do “se”, estão as de pronome reflexivo e apassivador. Além disso, essa palavra pode ser conjunção, indeterminar o sujeito ou ser uma partícula de realce.
Como usar o pronome “se”?
Pronome “se”: funções e como usar! Aprenda a utilizar adequadamente as diferentes funções do pronome “se” em seu texto e veja exemplos de cada uma das funções! Você sabia que o “se” tem diversas funções e, por isso, pode ter diversos usos?