Como atender uma fiscalização?
Índice
- Como atender uma fiscalização?
- Como acontece a fiscalização tributária?
- Quem regula a fiscalização tributária?
- O que a empresa deverá executar para que se evite questionamentos pela fiscalização tributária?
- Quais são os direitos do contribuinte que devem ser respeitados durante um procedimento de fiscalização?
- Quem pode apreender mercadorias?
- Qual o ato inicial de uma fiscalização tributária?
- Quais os limites da fiscalização tributária?
- Qual a importância da fiscalização tributária?
- Quando a empresa deve realizar a opção de alteração de regime tributário?
- Qual a legalidade da fiscalização tributária?
- Qual a competência da fiscalização tributária?
- Quais são as ações de fiscalização?
- Como a fiscalização pode exercer sua atividade?
Como atender uma fiscalização?
O profissional que atende à fiscalização deve ser prestativo, considerando a ação fiscalizadora de maneira profissional. Também precisa estar pronto para dar esclarecimentos, dando equilíbrio no embate entre o fisco e o contribuinte, sem argumentar de forma contundente ou desequilibrada.
Como acontece a fiscalização tributária?
A fiscalização tributária visa averiguar a regularidade no cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes. Este procedimento é realizado pela autoridade administrativa. Logo, desde que objeto de investigação, quaisquer livros podem submeter-se à referida fiscalização. ...
Quem regula a fiscalização tributária?
A Fiscalização Tributária é realizada pelo Fisco e seu alcance é bem amplo, ou seja, se estende às pessoas jurídicas e físicas, sendo elas contribuintes ou não.
O que a empresa deverá executar para que se evite questionamentos pela fiscalização tributária?
A avaliação da carga tributária deve ser abordada sobre os seguintes aspectos: Evitar a incidência do imposto: procedimentos que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo. ... Avaliar o fluxo de pagamento dos impostos: há ações que permitem melhorar o fluxo de pagamento dos tributos, sem a incidência de multas.
Quais são os direitos do contribuinte que devem ser respeitados durante um procedimento de fiscalização?
O contribuinte tem direito ao Tratamento Humano, não podendo receber torturas de ordem moral. O contribuinte está obrigado a fornecer somente os documentos e livros previstos na lei. d) Violar a honra, imagem ou intimidade do contribuinte.
Quem pode apreender mercadorias?
Súmula 323-STF: É inadmissível a apreensão de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos. ... 1º O Fisco não pode apreender mercadorias para forçar o pagamento de tributos; 2º Pode haver a retenção de mercadorias, para a lavratura do auto de infração, porém estas devem ser liberadas em seguida.
Qual o ato inicial de uma fiscalização tributária?
Tal ato há de ser escrito, e dele ter conhecimento o sujeito passivo da obrigação tributária correspondente. O início dessa etapa é marcada pela lavratura de um termo chamado de “termo de início de fiscalização”, com a faculdade de iniciar-se por outros atos, tais como a apreensão de mercadorias.
Quais os limites da fiscalização tributária?
A fiscalização tributária deve observar algumas regras que servem de parâmetro tanto para o auditor fiscal quanto para o contribuinte. Da mesma forma, os contribuintes tem a obrigação legal de apresentar os documentos solicitados para que a fiscalização alcance seu objetivo. ...
Qual a importância da fiscalização tributária?
A fiscalização tributária no âmbito municipal é a atividade que tem o objetivo de apurar os créditos relacionados ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviço (ISS) e do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os quais são de responsabilidade dos contribuintes.
Quando a empresa deve realizar a opção de alteração de regime tributário?
Para empresas que optam pelo regime tributário do Simples Nacional, a alteração é compulsória se a receita bruta ultrapassar o limite de R$ 4,8 milhões ao ano, conforme previsto em lei.
Qual a legalidade da fiscalização tributária?
Ressalve-se que essa legislação aplica-se às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal. Assim, a Fiscalização Tributária regulada pelo princípio constitucional da legalidade.
Qual a competência da fiscalização tributária?
Assim, a Fiscalização Tributária regulada pelo princípio constitucional da legalidade. A validade dos atos administrativos da Fiscalização requer a competência da autoridade ou agente público.
Quais são as ações de fiscalização?
I - de fiscalização, são as ações que objetivam a verificação do cumprimento das obrigações tributárias relativas aos tributos e contribuições administrados pela SRF, bem assim da correta aplicação da legislação do comércio exterior, podendo resultar em constituição de crédito tributário ou apreensão de mercadorias;
Como a fiscalização pode exercer sua atividade?
A Fiscalização, para exercer sua atividade, pode examinar quaisquer livros, mercadorias, arquivos, documentos, etc., sendo inaplicáveis quaisquer meios legais que não permitam esses exames.