Como usar o sensor ultrassônico no Arduino?

Índice

Como usar o sensor ultrassônico no Arduino?

Como usar o sensor ultrassônico no Arduino?

Aplicação. Monte o sensor na Blackboard/Arduino seguindo o esquemático apresentado a seguir. Ligando os pinos de alimentação do sensor (5V e GND), o pino ECHO ao pino 13 e TRIG ao pino 12. Faça o download da biblioteca do sensor pelo botão abaixo.

Como transferir o Arduino para o sensor ultrassônico?

Após escrever o código, salve e depois clique em Carregar (Upload) para que o programa seja transferido para seu Arduino. Abra o Serial Monitor e coloque um obstáculo na frente do sensor ultrassônico.

Como funcionam os sensores ultrasônicos?

Os sensores ultrassônicos possuem um emissor e um receptor de ondas sonoras, onde seu funcionamento baseia-se na emissão de uma onda sonora de alta frequência, algo na faixa de 40khz, essa onda sonora é imperceptível ao ouvido humano, nós conseguimos perceber sons na faixa de 20 a 20khz variando de indivíduo para indivíduo.

Quais são os pinos do sensor ultrassônico?

Dois pinos são utilizados para alimentar o sensor , um deles é utilizado para disparar o sinal ultrassônico e o outro para medir o tempo que ele leva para retornar ao sensor. Existem algums sensores ultrassônicos, com o Parallax PING))), que possuem apenas três pinos e utilizam um único pino para disparar o pulso e medir o tempo de resposta.

Como funciona o sensor ultrassom?

Como dito anteriormente, o sensor ultrassom mede a distância através da medição do tempo que uma onda leva para sair do emissor, colidir com um obstáculo e ser refletido, para, finalmente, ser detectado pelo receptor. Desta forma, podemos notar que nosso sensor ultrassom possui dois cilindros metálicos que se assemelham a olhos em sua placa.

Postagens relacionadas: