Quando passar o subsolador?

Índice

Quando passar o subsolador?

Quando passar o subsolador?

Apesar da semelhança com o escarificador, o subsolador atinge camadas mais profundas, com isso, há uma maior necessidade de potência do trator e se não for bem manuseado pode compactar em sub-superfície. Assim, sua utilização é indicada apenas quando os outros equipamentos não conseguem atingir a camada compactada.

Como passar o subsolador na Terra?

Pode esta operação ser feita até por uma grade de discos. A terra subjacente deve ser tratada com subsolador, que solta a terra mas não a vira. Devemos cuidar que o subsolador ande ao menos 7 cm e ao máximo 16 cm mais fundo que o arado. Em terras muito decaídas a resistência encontrada pelo subsolador é grande.

Quando Escarificar o solo?

Por isso, a escarificação do solo deve ser feita com planejamento para evitar mais danos do que benefícios à produção agrícola. A escarificação só deve ser realizada quando for comprovadamente necessária. A agregação é vital para manter o estoque de carbono no solo.

Quais as diferenças entre o escarificador e subsolador quanto a profundidade de ação e estrutura chassi?

Para profundidades entre 5 e 15 cm tem-se a escarificação leve; para valores de 15 a 35 cm, a escarificação profunda e para profundidades maiores que 35 cm, tem-se a subsolagem (podendo chegar à profundidade de até 1,0 m).

Quais os implementos que conseguem quebrar as camadas compactadas do solo?

A máquina utilizada para romper essas camadas compactadas foi denominada subsolador (subsoiler) e, visto que é uma operação agrícola de aplicação ainda recente, sua implantação e acompanhamento não têm recebido o devido respaldo técnico e científico, de forma a apresentar resultados operacionais favoráveis e retornos ...

Qual a profundidade de um subsolador?

Subsoladores são usados para aumentar o volume de solo preparado. Suas hastes podem ter três formatos: serem retas, curvas ou parabólicas. Para cada um deles existe uma profundidade máxima de trabalho. O que varia de cinco a sete vezes a largura da ponteira da haste.

Qual a recomendação para a subsolagem do solo?

Desta forma, a subsolagem do solo passou a ser uma operação obrigatória antes da implantação do sistema de plantio direto e, hoje em dia, é uma recomenda- ção fundamental para o sucesso desse sistema.

Qual é a diferença entre subsolador e escarificador?

Qual é a diferença entre subsolador e escarificador? Embora tenham funções parecidas, o subsolador atinge profundidades de até 80 cm ao romper camadas compactadas do solo. Já o escarificador, tem como função primordial a preparação do solo.

Como funciona o preparo do solo?

Neste momento acontece o preparo do solo, que tem por objetivo melhorar a distribuição física dos seus elementos constituintes, aumentando a capacidade de retenção de água e ar e favorecendo o melhor desenvolvimento radicular.

Postagens relacionadas: