Como usar os pronomes átonos?

Índice

Como usar os pronomes átonos?

Como usar os pronomes átonos?

Pronomes oblíquos átonos

  1. Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  2. Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  3. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Quais os pronomes Atonos?

Pronomes oblíquos átonos ou pronome pessoal oblíquo átono (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos) são pronomes que indicam pessoas e funcionam nas orações como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.

Quando usar os pronomes Obliquos Atonos?

De acordo com a Gramática Tradicional, quando o verbo não exigir preposição, usa-se o pronome oblíquo “o” ou “a”. Caso exija (enquadrando-se como verbo transitivo indireto), usa-se o pronome oblíquo pessoal “lhe”.

O que são pronomes átonos e tônicos?

Os átonos são pronomes que nunca são precedidos por preposição. Já os pronomes tônicos são sempre precedidos por preposição.

O que são pronomes átonos em espanhol?

Os pronomes átonos em espanhol são os pronomes pessoais que têm a função de complemento direto e complemento indireto.

O que é pronome pessoal oblíquo átono?

Pronomes oblíquos átonos São aqueles que não vêm acompanhados de preposição. Eles são pronomes exercendo função de complemento. Não precisam estar acompanhados de preposição para que o sentido seja entendido. São os pronomes me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se.

Qual o significado do pronome átono?

Ex.: Interessam -me seus motivos. Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar -me- ão os seus motivos. A colocação do pronome átono obedece a várias normas, dentre elas, por exemplo, o número de verbos presentes na frase, se é formada de um só verbo ou mais de um (locução verbal) etc.

Quais são os pronomes do português?

Pois bem, hoje, o Português vai apresentar a definição de mais um tipo de pronome e alguns exemplos. Pretendemos, com este material, que o seu domínio em relação aos aspectos gramaticais e, consequentemente, sua habilidade de comunicação sejam aprimorados. Vamos lá?

Como os pronomes desempenham suas funções?

Os pronomes desempenham três funções em nossa língua: são empregados no lugar do nome: O rapaz nem disse nada. Ele apenas saiu da sala. fazem referência ao nome: O professor que me ensinou isso faz falta aqui no colégio. acompanha o nome e qualifica-o de alguma forma: Esse menino não tem jeito mesmo.

Quais são as funções dos pronomes oblíquos?

Algumas das funções sintáticas que os pronomes oblíquos desempenham são: objeto indireto e direto, adjunto adverbial e adnominal. Por: Mariana do Carmo Pacheco.

Postagens relacionadas: