Qual é a época de tirar mel de abelha?

Índice

Qual é a época de tirar mel de abelha?

Qual é a época de tirar mel de abelha?

Os principais meses da safra de mel vão de maio a junho e de outubro a janeiro. Mas pode ser colhido mel o ano todo, seguindo alguns fatores são essenciais - como local do apiário próximo a flora, boas práticas de manejo das abelhas, escolha e manutenção das melhores colmeias e rainhas e criação migratória.

Quantos litros de mel produz uma colmeia de Jataí?

A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa.

Porque a meliponicultura criação de abelhas sem ferrão não é tão difundida como a apicultura?

A produção das melíponas é bem menor em comparação às abelhas africanizadas, devido, principalmente, ao tamanho reduzido das colônias. Mas esse desafio é compensado com o maior valor agregado do mel das abelhas nativas e pela fácil aceitação no mercado, que apresenta mais demanda do que produção.

Como arrumar abelha sem ferrão?

Captura: é preciso capturar as abelhas sem ferrão sem que haja a destruição dos locais de seus ninhos ou da própria colônia. Uma alternativa é coletar o ninho fazendo um buraco no tronco em que estiver e, em seguida, fechá-lo com resina vegetal. Com a autorização do Ibama, poderão ser usadas caixas-íscas.

Quanto tempo uma colmeia leva para produzir mel?

Uma colméia considerada saudável tem uma população oscilando entre 40 e 60 mil abelhas, explica Kraft. Sua produção por florada, que dura em média 60 dias, é de 60 a 70 quilos de mel.

Quais são as épocas de colheita de mel na região sul?

Com a colheita ocorrendo entre outubro e abril, dependendo do clima, existem alguns cuidados durante o ano, como a “renovação da caixa onde as abelhas ficam, visita nos apiários, trato das abelhas quando necessário, além de investimentos em roupas apropriadas, condução certa, uma vez que a maioria dos apiários estão em ...

Quanto produz uma caixa de abelha sem ferrão?

Cada colmeia de abelhas nativas, como a uruçu, por exemplo, tem entre 3 e 4 mil indivíduos, produzindo cerca de 8 kg de por caixa. No caso das abelhas europeias ou africanizadas, são até 80 mil em cada colmeia, e a produção de até 80 kg de mel por ano em cada colmeia.

Quais os benefícios da meliponicultura para o empreendedor?

O primeiro beneficiado pela meliponicultura é sempre o meio ambiente, uma vez que a vegetação nativa é altamente dependente da polinização. A atividade também ajuda a gerar renda, já que as pessoas vão produzir mais frutas, mais verduras e mais legumes graças a essa polinização.

Qual a diferença da apicultura para a meliponicultura?

O setor trabalha com uma grande variedade de espécies, sendo que o nome apicultura é atribuído à criação de abelhas com ferrão e meliponicultura às sem ferrão. ... É equipado com laboratório para produção de rainhas e salas para os processamentos de cera, mel, geleia real, própolis e pólen.

Qual a melhor opção para comprar abelhas?

Seja qual for a opção escolhida, você sempre deve comprar os materiais de um vendedor de abelhas conhecido. Os materiais baratos não só não vão durar muito, mas também podem prejudicar suas abelhas e seu mel.

Como as abelhas se comunicam?

Essa ação da abelha é involuntária e, a polinização, um resultado acidental. Como as abelhas se comunicam? As abelhas são dotadas de um sistema de comunicação dos mais complexos e precisos entre os animais, sendo utilizados sinais mecânicos (danças), sonoros e químicos.

Qual o tamanho das abelhas melíferas?

No caso das abelhas melíferas, o macho é maior que as operárias, seu corpo é mais largo e o abdômen, mais achatado. Nas abelhas sem ferrão, os machos possuem o porte do corpo muito parecido com o das operárias.

Qual a origem da abelha melífera?

A abelha melífera ( Apis mellifera) começou a ser explorada no Brasil a partir de 1839, por iniciativa do Padre Antônio Carneiro, que introduziu raças europeias no país com o intuito de garantir a produção de velas para fins religiosos.

Postagens relacionadas: