O que é terapia alvo no tratamento do câncer?
Índice
- O que é terapia alvo no tratamento do câncer?
- Quais os tipos de terapia alvo?
- O que é terapia alvo no câncer de mama?
- O que é terapia alvo e imunoterapia?
- O que é um alvo molecular?
- Quais os efeitos colaterais da Terapia-alvo?
- Como age o trastuzumabe?
- O que é terapia antitumoral?
- Por que investir tempo em terapia ocupacional?
- Como o terapeuta ocupacional atua?
- Quais são os principais alvos para ação dos fármacos?
O que é terapia alvo no tratamento do câncer?
A terapia-alvo é um tipo de tratamento do câncer que usa drogas para atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. As terapias-alvo visam os genes, proteínas ou o ambiente tecidual específico do tumor que contribuem para o crescimento e sobrevida do tumor.
Quais os tipos de terapia alvo?
A terapia-alvo pode ser introduzida no corpo do paciente por via oral (comprimidos) ou injetados (intravenosa). Diferentes tipos de terapia-alvo podem ser usados para tratar o paciente de acordo com o perfil de seu tumor e suas características pessoais, sendo que o objetivo é sempre o mesmo: impedir o avanço do câncer.
O que é terapia alvo no câncer de mama?
A terapia alvo é um tipo de tratamento que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar especificamente as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais.
O que é terapia alvo e imunoterapia?
1999: Terapias-alvo. As drogas agem como um míssil teleguiado, atingindo alvos específicos como as proteínas que fazem os tumores crescer. 2011: Imunoterapia. A drogas ajudam o sistema de defesa do próprio organismo a combater o câncer, removendo os obstáculos, para que os glóbulos brancos possam agir contra o tumor.
O que é um alvo molecular?
Atacar estas moléculas é o objetivo da chamada terapia-alvo molecular. A terapia-alvo tem o foco de combater as moléculas específicas, direcionando a ação de medicamentos, exclusivamente ou quase exclusivamente, às células tumorais, reduzindo assim, suas atividades sobre as células saudáveis e os efeitos colaterais.
Quais os efeitos colaterais da Terapia-alvo?
Os efeitos colaterais da terapia alvo são diferentes dos observados com a quimioterapia. Podem ocorrer náusea, vômito e alopecia (queda de cabelos) em menor intensidade do que na quimioterapia convencional. Outros efeitos colaterais se mantêm, como as erupções cutâneas, o ressecamento da pele e a fadiga.
Como age o trastuzumabe?
O trastuzumabe é um anticorpo que tem como alvo as células cancerígenas HER2+. Quando ligado à proteína HER2, o trastuzumabe retarda ou impede o crescimento dessas células. Assim como todos as terapias anti HER 2, este deve ser utilizado apenas no câncer de mama HER2+.
O que é terapia antitumoral?
A terapia-alvo tem o foco de combater as moléculas específicas, direcionando a ação de medicamentos, exclusivamente ou quase exclusivamente, às células tumorais, reduzindo assim, suas atividades sobre as células saudáveis e os efeitos colaterais.
Por que investir tempo em terapia ocupacional?
À primeira vista, parece que investir tempo em terapia ocupacional (T.O.) tem a ver com ocupar o tempo vago com passatempos e atividades recreativas. Não.
Como o terapeuta ocupacional atua?
No caso de crianças autistas, as ocupações, apesar de básicas, precisam ser estimuladas e ensinadas de forma específica, considerando as potencialidades de cada uma delas e o diagnóstico realizado pela equipe multidisciplinar que as acompanha. 2. Como o terapeuta ocupacional atua, na prática?
Quais são os principais alvos para ação dos fármacos?
Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica. PRINCIPAIS ALVOS PARA AÇÃO DOS FÁRMACOS