Como atua a teoria das comportas de Melzack e Wall?
Índice
- Como atua a teoria das comportas de Melzack e Wall?
- Quais os efeitos biofísicos que levam a analgesia pelo TENS?
- Como ocorre a analgesia de acordo com a teoria das comportas?
- O que é teoria das comportas tens?
- Como o TENS promove analgesia?
- Qual o objetivo do Fes?
- Como deve ser a colocação de eletrodos em uma eletroestimulação?
Como atua a teoria das comportas de Melzack e Wall?
A teoria de Melzack e Wall, através de sua postulação de uma interação de neurônios pequenos e grandes em um nível relativamente periférico, implica que a dor pode ser inibida a esse nÍvel através do toque. A estimulação das fibras de grande diâmetro (pelo toque) pode, de acordo com essa teoria, fechar o portão.
Quais os efeitos biofísicos que levam a analgesia pelo TENS?
Os efeitos fisiológicos da eletroterapia sobre o sistema neuromúsculo-esquelético são: analgesia, estimulação muscular, vasodilatação, redução de edema, diminuição da inibição reflexa, facilitação na cicatrização de lesões em tecidos moles e facilitação da consolidação de fraturas (19).
Como ocorre a analgesia de acordo com a teoria das comportas?
Melzack e Wall propuseram, em 1965, a teoria do controle da comporta, que é explicada da seguinte maneira: impulsos de dor passam através de uma “comporta” para alcançar o sistema espino-talâmico lateral. Impulsos dolorosos são transmitidos por fibras nervosas de grande e de pequeno diâmetro.
O que é teoria das comportas tens?
O efeito analgésico da TENS está respaldado na teoria das comportas, onde ocorre uma inibição pré-sináptica de interneurônios no corno dorsal da medula espinhal, e pela produção de opióides endógenos por parte do sistema nervoso central.
Como o TENS promove analgesia?
A TC propõe que a TENS promove analgesia pela ativação das fibras nervosas Aβ aferentes, que são de grosso calibre, mielinizadas e de rápida condução, sem ativar as fibras nociceptivas de diâmetro menor (fibras A-delta e C).
Qual o objetivo do Fes?
O que é FES? A corrente FES, por sua vez, tem aplicação ligeiramente diferente. Muito embora exija a fixação de eletrodos sobre o local a ser tratado, o protocolo tem um objetivo bem diferente: provocar contrações musculares e, a partir do estímulo, tratar e reabilitar lesões musculoesqueléticas.
Como deve ser a colocação de eletrodos em uma eletroestimulação?
Na eletroestimulação neuromuscular, os eletrodos devem ser colocados sobre os pontos motores, que são pontos onde a impedância é menor, isto é, onde a resistência à passagem da corrente é menor.