Qual a ação da leptina?
Qual a ação da leptina?
A leptina é um petídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormôrnio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina.
Qual é o papel da leptina na obesidade?
A leptina é um peptídeo responsável pela saciedade, desempenha um papel importante na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar.
Quem produz a leptina?
O tecido adiposo branco é responsável pela maior parte da leptina produzida pelo organismo. Outros órgãos produzem leptina em menor quantidade: estômago, placenta e tecido adiposo marrom (11-13).
Como a leptina age?
A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras.
Qual a estrutura da leptina?
A leptina é uma proteína composta por 167 aminoácidos [3]. Tem um peso molecular de aproximadamente 16kDa e possui uma estrutura terciária com um conjunto de ...
Qual a produção de leptina durante a noite?
Sabe-se, por exemplo, que quem dorme pouco tem menor produção de Leptina e portanto, poderia ter mais fome e mais chance de beliscar durante a noite. Sabe-se também que mulheres produzem mais Leptina, mas que em dietas com grande quantidade de gordura são capazes ter sua produção de leptina reduzida.
Quando foi descoberta a leptina?
A leptina foi descoberta oficialmente mais tarde, em dezembro de 1994 no laboratório do cientista Jeffrey Friedman da Universidade Rockefeller em Nova Iorque, por meio de uma técnica denominada positional cloning . A leptina é uma proteína composta por 167 aminoácidos.
Onde o hormônio leptina se encontra?
Onde o hormônio leptina se encontra e exerce suas ações? Se você se perguntou onde encontrar o hormônio leptina, saiba que ele é produzido pela nossa gordura corporal – pelo tecido adiposo.