Como a toxina colérica atua nos seres humanos?
Índice
- Como a toxina colérica atua nos seres humanos?
- Como age a toxina da cólera?
- Quando suspeitar clinicamente que o paciente possa apresentar cólera?
- Como a bactéria da cólera é transmitida?
- O que é toxina termoestável?
- Qual é o efeito que a toxina da cólera causa nas células do intestino?
- O que pode ser feito para evitar a cólera?
- Qual o mecanismo de ação da toxina colérica?
- Quais são os genes da toxina colérica?
- Como ocorre a transmissão da cólera?
- Qual a causa da cólera?
Como a toxina colérica atua nos seres humanos?
A toxina colérica é capaz de causar diarreia aquosa profusa pela alteração no fluxo de íons ao longo da mucosa intestinal. A subunidade B da toxina colérica se liga a receptores de gangliosídios GM1 nas células epiteliais do intestino.
Como age a toxina da cólera?
A cólera é causada pela ação da toxina liberada por dois sorogrupos específicos da bactéria Vibrio cholerae (sorogrupos O1 e O139). A toxina se liga às paredes intestinais, alterando o fluxo normal de sódio e cloreto do organismo.
Quando suspeitar clinicamente que o paciente possa apresentar cólera?
De acordo com a definição de caso da OMS, deve suspeitar-se de um caso de cólera quando: – numa zona onde a doença não parece estar presente, um doente com 5 anos de idade ou mais velho desenvolve desidratação grave ou morre de diarreia aquosa aguda; – numa zona onde há uma epidemia de cólera, um doente com 5 anos de ...
Como a bactéria da cólera é transmitida?
A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa.
O que é toxina termoestável?
As toxinas ST (toxinas termoestáveis) são produzidas principalmente pela Escherichia coli (ETEC), atacando as células do epitélio intestinal, causando principalmente diarréia. No segundo grupo, as toxinas danificam a membrana do citoplasma, causando morte celular.
Qual é o efeito que a toxina da cólera causa nas células do intestino?
Cólera é infecção aguda do intestino delgado causada por bactérias Gram-negativas Vibrio cholerae, que secretam uma toxina que provoca diarreia aquosa copiosa, levando à desidratação, oligúria e colapso circulatório.
O que pode ser feito para evitar a cólera?
A cólera se previne da seguinte maneira:
- Use sempre a latrina ou casa de banho para necessidades maiores e menores;
- Lavar sempre bem as mãos com água limpa e sabão ou cinza;
- Beber água fervida ou tratada com produto Certeza;
- Lavar muito bem os alimentos antes de os comer;
Qual o mecanismo de ação da toxina colérica?
Mecanismo de ação da toxina colérica. O alvo intracelular da toxina colérica é a adenilciclase, um dos sistemas mais importantes de regulação das células eucarióticas. Esta enzima medeia a transformação do ATP em AMP cíclico (cAMP), um mensageiro intracelular crucial numa grande variedade de processos celulares.
Quais são os genes da toxina colérica?
Os genes do fago são transmitidos ao vibrião por transferência horizontal do plasmídeo e são integrados no genoma da bactéria, conferindo-lhe a patogenicidade. O alvo intracelular da toxina colérica é a adenilciclase, um dos sistemas mais importantes de regulação das células eucarióticas.
Como ocorre a transmissão da cólera?
A transmissão da cólera ocorre por via fecal-oral, ou seja, pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ou pela contaminação pessoa a pessoa. Os alimentos, de forma geral, podem ser contaminados durante a cadeia produtiva e durante sua manipulação.
Qual a causa da cólera?
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral direta ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Frequentemente, a infecção é assintomática ou causa diarreia leve.